França vota o reconhecimento do Estado Palestino
A Assembleia Nacional francesa submeterá a votação no próximo dia 28 de novembro um projeto de resolução apresentado pelo grupo do Partido Socialista que pede que o governo reconheça o Estado Palestino, informam, nesta quarta-feira (12), fontes parlamentares.
Publicado 12/11/2014 15:10

Esta iniciativa mostra a necessidade de chegar a um acordo definitivo para o conflito no Médio Oriente através do estabelecimento de um Estado democrático e soberano sobre a base das fronteiras de 1967 e com Jerusalém como capital.
A proposta de resolução recorda as falhas nas tentativas de relançar o processo de paz e denuncia a decisão de Israel de continuar com a colonização ilegal nos territórios ocupados.
O debate sobre o texto terá lugar alguns dias antes do senado votar, em 11 de dezembro, uma proposta do grupo comunista a respeito do mesmo tema.
Ainda que a votação no Parlamento não tenha caráter vinculante, poderá incitar o governo a que adote uma posição similar à da Suécia, que se converteu no primeiro país da União Européia a reconhecer a Palestina.
A posição sueca marcou uma meta na política exterior e poderia levar outros membros do bloco a seguir seus passos, analisam especialistas.
Recentemente o Parlamento britânico e o senado irlandês aprovaram resoluções para pedir a seus governos o reconhecimento desse estado. Ao todo, 135 países já têm resoluções nesse sentido.
Fonte: Prensa Latina