Começa na Grécia mostra de cinema cubano
Iniciou neste sábado (10), em Atenas, capital da Grécia, a Semana de Cinema Cubano, organizada por ocasião do 56º aniversário da Revolução Cubana. Serão exibidos 26 filmes e documentários de primeiro nível sobre a cinematografia da ilha.
Publicado 10/01/2015 14:53

A sessão inaugural contou com a participação do pesquisador cubano Alejandro Castro, o presidente da Associação de Amizade e Solidariedade Helenocubana, Nikos Karandreas, e por um grupo de artistas locais que cantaram e recitaram em uma noite dedicada à solidariedade ao povo cubano.
Castro, cuja intervenção foi ovacionada pelo público, agradeceu ao povo grego o importante apoio oferecido durante anos a Cuba e assegurou que, na nova etapa que se abre, seu povo seguirá defendendo os mesmos princípios pelos que tem obtido uma ampla solidariedade mundial.
A esses valores também se referiu Karandreas ao recordar que durante 56 anos Cuba fez prevalecer "a amizade e a fraternidade entre os povos frente aos interesses dos poderes capitalistas que vão semeando barbárie no mundo em detrimento do ser humano".
O primeiro filme exibido foi o longa-metragem Kangamba, de Rogelio Paris, que rememora uma das decisivas ações das tropas cubanas na guerra de libertação de Angola contra as forças do regime do apartheid de África do Sul.
O ciclo de cinema, que durará até o próximo dia 14, reúne um amplo panorama do cinema cubano contemporâneo, através de sua história desde a época clássica até as realizações mais recentes.
Fonte: Prensa Latina