Bancários da Bahia protestam contra abertura de capital da Caixa
Os funcionários da Caixa Econômica Federal de Salvador, na Bahia, realizam uma manifestação nesta terça-feira (20) para reafirmar o posicionamento contrário à abertura de capital do banco. Em forma de protesto eles irão vestir preto.
Publicado 19/01/2015 14:10

O ato, organizado pelo Sindicato dos Bancários da Bahia e pela Federação dos Bancários da Bahia e Sergipe, ocorre no edifício 2 de Julho, Paralela, Salvador, às 12 horas. De acordo com o sindicato, o descontentamento da categoria é geral. Os empregados estão temerosos com os rumos que o banco pode tomar.
A abertura do capital da Caixa significa mudar o real objetivo de uma empresa 100% pública, capaz de gerar políticas e favorecer ações sociais, ampliar espaço no mercado e agir de forma anticíclica após os desdobramentos da crise mundial. O sindicato acredita que abrir o capital é dar espaço para investidores que almejam apenas o retorno financeiro.
A Caixa é o banco responsável pela distribuição de renda por meio de programas sociais como o Bolsa Família, e de fortalecimento de políticas públicas, principalmente na área de habitação. É a empresa responsável pela destinação dos recursos dos programas Minha Casa, Minha vida e Minha Casa Melhor.
O presidente do Sindicato dos Bancários da Bahia, Augusto Vasconcelos, publicou um artigo no Portal Vermelho, onde defende a Caixa 100% pública. Segundo ele “os rumores sobre a possibilidade de abertura do capital da Caixa preocupam todos os setores da sociedade comprometidos com o fortalecimento do desenvolvimento nacional”.
Leia mais:
Abertura do capital da Caixa não interessa à sociedade
Bancários de Sergipe defendem Caixa Federal 100% pública
Do Portal Vermelho,
Mariana Serafini, com informações da CTB