Luta por educação e saúde, prioridades do CNA na África do Sul

A luta pela educação, saúde e contra o crime e a corrupção são algumas das prioridades reiteradas, nesta segunda-feira (26), pelo Congresso Nacional Africano (CNA), da África do Sul, em uma reunião da entidade.

Bandeira do Congresso Nacional Africano

"Haverá ação, não se trata só de falar", advertiu o secretário-geral do CNA, Gwede Mantashe, ao fazer suas apreciações sobre o encontro de quatro dias do comitê executivo do partido, que contou com a participação do presidente do país,Jacob Zuma.

"Esta assembleia deve opinar sobre os avanços quanto aos desafios que enfrentamos e se os ministros e departamentos (do governo) trabalham em correspondência com essas prioridades", comentou Mantashe aos jornalistas durante a reunião em Tshwane, cidade localizada nas províncias de Gauteng e North West.

Para esta segunda-feira, se avaliará o desempenho das comissões, mas "não queremos um diagnóstico de qualquer problema. Já diagnosticamos os problemas. Devem ser mostrados avanços e daí medidas serão tomadas", dimensionou.

Mantashe explicou que os resultados desta reunião do CNA serão levados ao Conselho de Ministros, antes do discurso de Zuma sobre o Estado da Nação, que acontecerá no próximo mês.

O governo sul-africano é dirigido há duas décadas pelo CNA, que este ano presta homenagem ao aniversário de 60 anos da Carta da Liberdade, documento programático da organização criada em 1912.

Fonte: Prensa Latina