Brasil espera ratificar tratado sobre Banco do Brics em breve
O Brasil espera que os parlamentos dos países do Brics ratifiquem em breve o acordo sobre a criação do Banco de Desenvolvimento. A discussão sobre a candidatura do presidente do Banco será um dos temas da agenda da próxima cúpula em Ufa, na Rússia, disse o embaixador do Brasil na Rússia, Antônio Guerreiro.
Publicado 28/01/2015 10:55

Na cúpula em Fortaleza, em 15 de julho, foi formalizada a criação do Banco de Desenvolvimento dos Brics. A presidência do organismo, criado um ano antes com o intuito de ser uma alternativa ao FMI (Fundo Monetário Internacional) e ao Banco Mundial (BM), foi bastante concorrida por todos os Estados. Optou-se por uma primeira sede em Xangai, grande cidade chinesa e símbolo da economia emergente, por uma primeira presidência do Conselho de Administração brasileira e uma primeira presidência do Conselho de Governadores russa.
"Não devemos esquecer que o acordo assinado em Fortaleza deve ser aprovado pelos parlamentos de todos os países. Ninguém sabe quanto tempo isso vai durar, mas ainda o acordo não entrou em vigor", disse.
"Espero que o acordo seja ratificado em breve porque é muito importante para viabilizar todas as transações financeiras", concluiu o embaixador.
Fonte: Voz da Rússia