Audiência pública debate implantação de Universidade na Ibiapaba
A audiência pública para discutir a Instalação de um Campus Avançado na Região da Ibiapaba reuniu, na última sexta-feira (13), dezenas de lideranças e interessados no tema, no Complexo das Comissões da Assembleia Legislativa do Ceará.
Publicado 15/03/2015 19:44 | Editado 04/03/2020 16:26

Segundo o deputado Carlos Felipe (PCdoB), presidente da Comissão de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, há um entendimento da Universidade Federal do Ceará (UFC) indicando que a Ibiapaba poderá ser contemplada, por ser uma região que tem crescido. “As outras regiões do Ceará estão todas contempladas. O vácuo que existe hoje é na Serra da Ibiapaba. Esse é um movimento de luta que não vem de agora e envolve várias lideranças daquela região”, disse Carlos Felipe.
Para Inácio Arruda, titular da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Ceará (Secitece), Ibiapaba é um bom local em termos de produção e formação de pessoas. “Agora, temos que adequar esse desejo à situação e realidade atual, que é de contenção de recursos”, disse Inácio. O secretário informa que conversou com os reitores da UFC, Uece e IFCE, que se mostraram favoráveis à expansão para a serra.
Estiveram presentes na audiência os prefeitos da Região: Gadyel Gonçalves (São Benedio), Sérgio Rufino (IPU), Regivaldo (Guaraciaba), Antonio Onofe (Croatá) e Jean Azevedo (Tianguá). Além do vereador Gerardo Marques (representante da Frente Parlamentar da Ibiapaba), os deputados estaduais Carlos Felipe (presidente da Comissão de Ciência e Tecnologia), Bruno Pedrosa e Sérgio Aguiar; o deputado federal Chico Lopes; o Secretário de Ciência e Tecnologia, Inácio Arruda; Glauber Augusto Lira (presidente do CONDERI); Ciro Nogueira Filho (pró-reitor da UFC), além de várias lideranças, estudantes e professores da Região da Ibiapaba.
Encaminhamentos
Diante da urgência da deputada Augusta Brito em agilizar o estudo de viabilidade, o prefeito Sérgio Rufino (PCdoB) marcou, ainda durante a audiência, uma reunião no CETREDE a ser realizada nesta segunda-feira (16/03). A deputada se prontificou a marcar reunião com os reitores da UFC, UECE, UVA e SEBRAE.
Ficou acertado ainda que será encaminhada ao Ministério da Educação (MEC) uma proposta com um estudo sobre a viabilidade técnica e acadêmica para a instalação de uma universidade na região.
Fonte: Assessoria da deputada estadual Augusta Brito (PCdoB)
(com informações da Agência de Notícias da AL)