Chanceler cubano qualifica de proveitosa sua visita à França

O chanceler cubano, Bruno Rodríguez, qualificou de "sumamente proveitosa" a visita oficial que concluiu, nesta terça-feira (21), na França, como parte de um tour pela Europa.

Chanceler cubano, Bruno Rodríguez

Rodríguez reuniu-se na segunda-feira (20) com o ministro francês de Finanças e Contas Públicas, Michel Sapin. Conversaram sobre a evolução das relações econômico-comerciais bilaterais e o mútuo interesse em diversificá-las.

O presidente François Hollande, recebeu na terça-feira o chanceler cubano. Ambos sustentaram um diálogo construtivo no que manifestaram a vontade mútua de avançar e reforçar as relações bilaterais em todos os setores de interesse comum.

Posteriormente, o chanceler francês, Laurent Fabius, e seu homólogo sustentaram um encontro depois do qual expressaram aos meios de imprensa o interesse em aprofundar e expandir as relações bilaterais. Comunicaram que durante o intercâmbio trataram diferentes aspectos da agenda internacional como a preparação da Conferência das Nações Unidas sobre Mudança Climática (COP21) que terá lugar em Paris em dezembro próximo e questões relacionadas com a migração internacional.

Também abordaram a preparação da visita que acontecerá em maio próximo em Cuba do presidente Hollande, a qual caracterizaram de histórica, sobretudo por se tratar da primeira de um chefe de Estado francês à nação caribenha.

Sobre o bloqueio econômico, comercial e financeiro imposto pelo Governo estadunidense a Cuba por mais de cinquenta anos, Fabius afirmou que seu país sempre se opôs ao embargo.

Por sua vez, Rodríguez afirmou que as relações com a França são uma prioridade para o Governo cubano.

“O amplo horizonte de relações culturais, acadêmicas, científicas, econômicas, a presença de um crescente turismo francês em nossa ilha, bem como os níveis de cooperação bilateral em numerosos âmbitos, constituem uma sólida base para continuar expandindo e aprofundando os vínculos”, manifestou o chanceler cubano.

Rodríguez disse ter expressado a Fabius sua gratidão pela posição francesa em relação ao fim do bloqueio econômico, comercial e financeiro a Cuba.

“Mantém-se em completo funcionamento em particular em seus aspectos financeiros e inclui dimensões humanitárias reconhecidas pelo próprio presidente Barack Obama e também de clara violação do direito internacional”, acentuou.

O chanceler cubano também foi recebido pelo premiê Manuel Valls. Ambos trocaram sobre o excelente estado das relações bilaterais e vários temas da agenda internacional.

A França foi o primeiro destino de uma viagem pela Europa que levará Rodriguez também a Bélgica, Luxemburgo e aos Países Baixos.

Fonte: Prensa Latina