Integrantes do MST desocupam Fazenda Santa Mônica
Os integrantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) que estavam, desde o dia 21 de junho a Fazenda Santa Mônica, do senador Eunício Oliveira (PMDB-CE), desocuparam a propriedade localizada entre as cidades de Corumbá e Alexânia, no interior de Goiás, nesta terça-feira, dia 7.
Publicado 09/07/2015 17:11 | Editado 04/03/2020 16:43

A fazenda já havia sido ocupada em agosto de 2014 e, segundo o MST, a reocupação teria se dado devido ao descumprimento do governo federal de assentar cerca de 1,1 mil famílias de sem-terra em até 60 dias após a desocupação da fazenda.
De acordo com o coordenador do MST em Goiás, José Valdir Misnerovicz, a desocupação, na terça-feira, teve início após acordo entre o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), o governo estadual e o MST. “A desocupação faz parte do processo de luta. Foi feito um compromisso de assentar todas as famílias (cerca de 2 mil) cadastradas até o final deste ano”, disse Valdir. Segundo o coordenador, o governo irá liberar 30.500 hectares de terra até o fim do ano para contemplar todas essas famílias.
A primeira área, com cerca de 5 mil hectares, no município de Barro Alto, será liberada dentro de 15 dias. Será desapropriada por interesse público em caráter excepcional. “Se fosse pelo rito normal, essa área só seria liberada em setembro. Mas graças a esse instrumento, sairá em 15 dias”, comemora Valdir.
Na avaliação do coordenador do MST em Goiás, as famílias que desocuparam a Fazenda Santa Mônica estão satisfeitas com o processo de negociação. “Foi um avanço significativo. Agora elas irão para uma área com disponibilidade para plantio. Já podem contar com a próxima safra.”
“Queremos agradecer em especial a deputada Isaura Lemos, que esteve presente na Santa Mônica, praticamente no dia em que os trabalhadores ocuparam a fazenda, dando todo o seu apoio”, afirmou. “A deputada é uma defensora da reforma agrária, da agricultura familiar”, ressaltou. Isaura Lemos é presidenta da Comissão de Habitação, Reforma Agrária e Urbana da Assembleia Legislativa.