Deputados anunciam manutenção do projeto original de ferrovia
Após reunião com o presidente Aroldo Cedraz e outros conselheiros do Tribunal de Contas da União (TCU), nesta quarta-feira (28), os deputados do PCdoB da Bahia, Daniel Almeida e Davidson Magalhães anunciaram a manutenção das obras da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol) de acordo com o projeto original, ligando Figueirópolis, no estado do Tocantins, ao porto de Ilhéus, no Sul da Bahia.
Publicado 30/10/2015 15:21

Na audiência, da qual participou o governador da Bahia, Rui Costa, parlamentares da bancada da Bahia no Congresso e representantes das atividades produtivas do estado – indústria e comércio – foi contestado o voto recente do TCU recomendando a construção da ferrovia somente até o município de Catité, que representa metade da extensão original do projeto.
Segundo Daniel Almeida, a Bahia não aceita nenhuma modificação no projeto e nem a argumentação de que o projeto deva ser alterado em função da viabilidade econômica, o que havia sido alegado no voto do TCU.
“A viabilidade econômica não pode ser o elemento central para uma obra estruturante como é a rodovia, que é indutor da atividade econômica”, afirmou o deputado, explicando que “não se pode instalar uma ferrovia, que é um equipamento para muitos anos de uso, baseado apenas na demanda de carga daquele momento. Deve considerar o potencial futuro e a capacidade de indução de novas atividades.”
Para Davidson Magalhães a obra é “altamente relevante para o processo de integração regional, um dos mais importantes projetos de infraestrutura da Bahia”. O deputado relata que a audiência serviu para desobstruir os entraves burocráticos da obra: “A conclusão da Ferrovia é imprescindível para o incremento da produção agrícola. Será o nosso grande corredor de exportação do estado”.
Revisão do voto
Segundo ainda Daniel Almeida, os conselheiros do TCU aceitaram o argumento e se comprometeram de rever o voto para que não reste nenhuma dúvida sobre a garantia de que as obras do Fiol serão executadas conforme o projeto original.
“O TCU se convenceu de que os argumentos da Bahia são corretos e justos e se comprometeu de esclarecer o voto para não deixar dúvidas a esse respeito, o que foi considerado uma atitude sensata “, disse o parlamentar, destacando que a obra é muito importante para a Bahia, para o Nordeste e para o nosso País.
A Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol), que ligará Ilhéus, na Bahia, a Figueirópolis, no estado do Tocantins, terá uma extensão total de 1.527 km, dos quais aproximadamente 1.100 km na Bahia, com investimentos estimados em R$ 6 bilhões, e vai transformar-se no eixo ferroviário horizontal do país.
No litoral sul baiano, no município de Ilhéus, na localidade de Aritaguá, a linha férrea se interligará ao Porto Sul, para onde será escoada toda a produção agrícola do oeste baiano (soja, farelo de soja e milho), além de fertilizantes, combustíveis e minério de ferro.