Sejus ministra aulões preparatórios para o Enem Prisional
A menos de um mês para a prova do Exame Nacional do Ensino Médio das Pessoas Privadas de Liberdade (Enem PPL), a Secretaria da Justiça e Cidadania do Estado (Sejus) está realizando aulões preparatórios nas grandes unidades prisionais da Região Metropolitana de Fortaleza e nas cadeias públicas de Maracanaú, Aquiraz, Caucaia, Maranguape e Pacatuba para intensificar a revisão das matérias cobradas no exame.
Publicado 12/11/2015 11:05 | Editado 04/03/2020 16:25
Com 1.682 inscritos, 450 internos participam da revisão diariamente. Os aulões acontecem das 9h às 12h e das 13h às 17h, com disciplinas que abordam áreas de linguagem, ciências humanas, ciências da natureza e matemática.
O objetivo é revisar o conteúdo apresentado em sala de aula, minimizar as dúvidas de última hora que os candidatos possam ter. As aulas começaram no dia dois e seguem até o dia 31 de novembro. As provas serão realizadas nos dias 1º e dois de dezembro.
“Os aulões, além de proporcionar conhecimento aos inscritos no exame, ajudam a construir um ambiente humanizado nas unidades prisionais, onde os internos/alunos passam se envolvem em práticas educativas e, com isso, motivam outros internos a ingressarem nas atividades educacionais”, afirma o assessor educacional da Sejus, Rodrigo Moraes.
Além disso, o estudo é uma das formas que um privado de liberdade dispõe para remir sua pena. De acordo com a legislação, o preso tem o benefício da remição autorizado pelo juiz quando comprovadas 12 horas de estudo. A cada 12 horas-aula, ele abate um dia de pena.
Saiba mais
Em relação ao ano passado (1.167), houve um acréscimo de 44,3% no número de inscritos. A ação tem parceria com a Secretaria da Educação (Seduc) e com a Escola Aloísio Leo Arlindo Lorscheider, desde 2010 responsável pela educação dos internos.
Fonte: Assessoria da Sejus