Augusta Brito debaterá políticas referentes às pessoas desaparecidas
A Assembleia Legislativa do Ceará realizará, na próxima terça-feira (01/12), às 14h, no Complexo das Comissões, debate para discutir políticas públicas referentes às pessoas desaparecidas do Estado. O evento atende requerimento da deputada estadual Augusta Brito (PCdoB) e será realizada conjuntamente por cinco comissões da Casa.
Publicado 27/11/2015 17:39 | Editado 04/03/2020 16:25

Segundo informações do Centro de Referência Especializada em Assistência Social (Creas), ligado à Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS), somente em 2013 foram notificados 120 casos, saltando para 141 pessoas desaparecidas em 2014, entre crianças, adolescentes, adultos e idosos, o que representa um aumento de 17,5%.
"Visando aprofundar a discussão acerca desse tema, juntaremos todas as instituições envolvidas e analisaremos as causas e os efeitos deste grave problema social. Diariamente vemos nos jornais fotos e depoimentos pela televisão, então queremos saber quantos casos foram resolvidos, como é a política", ressaltou a deputada.
A deputada Augusta apresentou um Projeto de Indicação nº 138/2015, já aprovado na Assembleia Legislativa, que “institui a política estadual de busca de pessoas desaparecidas e cria um banco de dados de pessoas desaparecidas”. “A intenção é de que este Projeto, hoje de Indicação, possa ser transformado em Lei e assim contribuir para diminuir esta estatística tão dolorosa e as famílias terem respostas mais rápidas sobre o paradeiro de seus desaparecidos”, ratifica.
A audiência pública é uma realização das Comissões de Juventude, Infância e Adolescência, Defesa Social, Direitos Humanos e Cidadania e Seguridade Social e Saúde. Já estão confirmados a Secretaria de Segurança Pública, Polícia Federal e Secretarias de Direitos Humanos do Estado e de Fortaleza e Coordenadoria Especial de Proteção Social.
Foram convidados ainda os jornais Diário do Nordeste, O Povo, O Estado, Secretaria de Justiça, OAB, PEFOCE, Coelce, Coordenadoria Especial de Proteção Social e Secretaria Especial de Políticas sobre Drogas.
Serviço
Audiência pública sobre a política estadual referentes às pessoas desaparecidas
Data: terça-feira (01/12)
Hora: a partir das 14h
Local: Assembleia Legislativa (Plenário 13 de Maio)
Fonte: Assessoria da deputada estadual Augusta Brito (PCdoB-CE)