Publicado 04/12/2015 10:13 | Editado 04/03/2020 16:25
Na reta final de 2015, colocamos em prática mais uma meta que definimos no início da gestão do prefeito Roberto Cláudio: o primeiro sorteio do programa Minha Casa, Minha Vida, com 3.304 unidades habitacionais. É um momento histórico para Fortaleza e sua gente mais simples, pois essa medida proporciona transparência, a credibilidade e a democracia ao processo.
A moradia própria é um elemento fundamental para melhorar a vida de inúmeras famílias que ainda se encontram em situação de vulnerabilidade, aluguel, coabitação e outras situações nas quais o poder público tem prestado assistência.
Além das unidades do sorteio, outras 384 serão destinadas a famílias assistidas pelo aluguel social, totalizando 3.688 reassentamentos logo nos primeiros meses de 2016. Desta forma, cumprimos o objetivo da legislação, reassentando famílias que estão, temporariamente, amparadas pelo poder público e que agora terão oportunidade de receber uma moradia definitiva.
Assim, comemoramos os resultados de muito empenho da Prefeitura, com a entrega do Papel da Casa registrado em cartório, ampliação da Lei do Aluguel Social, das Melhorias Habitacionais e a execução cuidadosa dos empreendimentos contratados em 2013.
Vale ressaltar que este é o primeiro sorteio, que as inscrições para o programa continuam abertas nas Secretarias Regionais e que temos, além destas citadas, mais de 26 mil unidades do Minha Casa, Minha Vida contratadas em Fortaleza, entre Prefeitura e Governo do Estado.
Ainda temos muitos desafios para superar, mas os enfrentaremos com muita confiança no rumo que buscamos seguir. O diálogo e a consciência de que estamos ajudando a transformar a vida de milhares de famílias são parte desse caminho. Estamos, cada vez mais, empenhados em tornar realidade o sonho de um lar seguro para nossa gente, pois assim contribuímos decisivamente para a construção de uma Cidade mais digna, inclusiva e humana. Esse é o nosso papel!
*Eliana Gomes é titular da Secretaria Municipal do Desenvolvimento Habitacional de Fortaleza (Habitafor)
Fonte: O Povo
Opiniões aqui expressas não refletem necessariamente as opiniões do site.