Fidel Castro homenageia Vilma Espín em escola de Havana
O líder histórico da Revolução cubana Fidel Castro homenageou nesta quinta-feira (7) em uma escola da capital a lutadora revolucionária Vilma Espín, aos 86 anos de seu nascimento, informou a televisão cubana.
Publicado 08/04/2016 19:09

De acordo com a reportagem, Fidel Castro recordou a falecida heroína de Sierra Maestra acompanhado por alunos e professores de círculos infantis, do ensino primário, e professores do complexo educacional do município Playa que leva o nome dessa lutadora.
"Estou seguro de que, num dia como hoje Vilma estaria muito contente, porque estaria vendo pelo que sacrificou sua vida, porque quem morre lutando pela Revolução vai deixando energias pelo caminho, vai deixando o esforço, e luta por isso", afirmou.
"Nós, que estamos aqui, consideramos um privilégio estar nesta escola, porque este tipo de escola se aproxima de uma espécie de sonho. Tentava lembrar se conhecia algum lugar onde existisse uma escola como esta; não existe esse lugar", apontou.
Segundo o informe, no encontro, o líder revolucionário contou episódios, abordou temas relacionados com a alimentação, a saúde e a educação, e destacou a experiência desta escola e sua utilidade para as zonas rurais.
No complexo educacional Vilma Espín Guillois, o ensino compreende desde o círculo infantil até o ensino primário, e a partir do próximo período se incorporará o secundário, com capacidade para 60 alunos, o que beneficiará os estudantes e suas famílias.
Este centro inaugurado em 9 de abril do ano 2013 conta com blocos docentes que incluem salas, biblioteca e laboratório de computação, e é atendido por 43 trabalhadores entre professores, auxiliares e pessoal de serviço.