Setembro de muitas novidades para a Cultura do Ceará
A programação mensal dos equipamentos dá continuidade às ações comemorativas aos 50 anos da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará incluindo novas formações, cursos, exposições, diálogos e espetáculos locais e nacionais no repertório.
Publicado 02/09/2016 11:01 | Editado 04/03/2020 16:24

Para a política cultural, o Estado lança o Título de Notório Saber em Cultura Popular, instituído pelo Conselho Universitário da Universidade Estadual do Ceará (Uece), para os agraciados com o título de mestre da cultura pela Secult. Outras novidades também estão por vir.
Além destas apresentações, durante o mês de setembro, o equipamento reserva ainda shows com as cantoras Mônica Salmaso (dia 18) e Flavia Wenceslau (dia 24). Tem também a Feira da Música com lançamento no dia 25, com o show de “Liniker e os Caramelows”. O Musical Mamonas é outro destaque do mês na programação do Cineteatro. Em circulação pelo Brasil, a peça sobre o grupo Mamonas Assassinas será apresentada nos dias 9, 10 e 11, no equipamento. Confira a programação completa no site da Secult: www.secult.ce.gov.br.
Mês de Ficção Científica e de lançamentos no Cinema
Para os cinéfilos, há a "Mostra Gêneros do Cinema", cujo tema do mês é Ficção Científica. Clássicos como "2001 – Uma Odisseia no Espaço" (1968), "Alien" (1979), "Blade Runner" (1982), entre outros, serão exibidos na tela do São Luiz. Os longas-metragens em cartaz em setembro são: "Fome" (2016), de Cristiano Burlan, e o premiado "Aquarius" (2016), de Kleber Mendonça Filho, coproduzido por Walter Salles e estrelado por Sônia Braga. A Mostra Lumetambém chega ao Cineteatro São Luiz, com exibição de filmes do Brasil (Tokire – Dobras do Tempo e O Exercício do Caos) e de países como Dinamarca e Suécia (Submarino), Turquia (Branco Como a Neve), Noruega (Oslo, 31 de Agosto), EUA e Alemanha (Planeta Solitário), entre outros.
Dragão de todos os públicos
O Dragão do Mar também chega com uma programação bastante diversificada, trazendo o shows como o “Beatles na Favela”, realizado pelo Grupo Cultural AfroReggae que une forças com a banda All You Need is Love para criar um dos mais incríveis espetáculos já realizados sobre The Beatles. Uma megaprodução realizada em grande estrutura de cenário, efeitos especiais, números circenses, dança contemporânea, trapézios e uma orquestra tocando os clássicos dos Beatles. O espetáculo ocorre dia 10/9, às 22h, na Praça Verde. Ingressos ao preço de R$ 80 e R$ 40 (meia).
O programa Música no Dragão inicia nova edição em 2016, lançando o show “Escrito nas Jangadas” dos artistas cearenses Eugênio Leandro e Márcio Catunda, no dia 11/9, às 19h, no Espaço Rogaciano Leite Filho. Atividade gratuita.
Para quem gosta de leitura
Vem aí a Feira Índice, um espaço para um mercado alternativo do Livro, Leitura e Literatura do Ceará. A atividade reúne editoras, sebos, coletivos, escritores, constituindo-se como ponto de venda e fruição de diversas publicações em diversos suportes. A feira tem ainda palco para uma Jam Poesia. O evento ocorre dia 17/9, das 16h às 20h, na Arena Dragão do Mar. Gratuito
Outra ação que chega ao Dragão do Mar é o Encontro Cearense de Malabares, no dia 25/9, das 17h às 20h, no Espaço Patativa do Assaré. O evento é destinado à prática livre de malabarismos e outras modalidades circenses, com empréstimo gratuito de equipamentos com auxílio de monitores, além de show de malabarismo com fogo.
Museu do Ceará traz reflexões sobre Práticas Urbanas, cursos, oficinas e exposições
Dando continuidade ao projeto Reflexões sobre Práticas Urbanas no Museu do Ceará, o equipamento sedia no dia 03 deste mês o CURSO “Civilização capitalista e museu: as coisas e a constituição de nossas interdependências”, tendo como facilitadores os Professores Antônio de Pádua Santiago de Freitas, Ana Paula Gomes Bezerra, Erica Souza Pinto e Luã Rodrigues. A atividade ocorre das 9h às 12h e das 13h às 16h, sendo aberta ao público. Integrando o projeto, acontece no dia 06 a MESA “Hábitos e Costumes nas Sociabilidades Urbanas do Ceará”, com os facilitadores professores Marco Aurélio Ferreira da Silva e Carla Manuela da Silva Vieira, das 18h às 20h. Todas as atividades são gratuitas.
No dia 14/9, o Museu do Ceará sedia o Curso “Elaboração do Plano Museológico”, com a museóloga do MAUC/UFC,Graciele Siqueira, a atividade é gratuita e ocorre das 14h às 17h. Com o tema “Independência e formação do Estado Nacional Brasileiro”, no dia 15/9, acontece o evento "Diálogos em História: SEBO-UFC e Museu do Ceará". A atividade terá mesa coordenada pelos facilitadores Reginaldo Araújo, Weber Porfírio e Gustavo Magno, das 18h às 20h. Gratuito.
O mês encerra por lá, com a Oficina “Como visitar um museu histórico: possibilidades de aprendizagem”, realizada de forma permanente e dedicada a professores da Rede Básica de Ensino. A ação será facilitada por Ana Paula Gomes e Weber Porfírio, no dia 17/9, das 9h às 11h. Gratuito
Sobrado Dr José Lourenço
Entre os dias 03 a 23 de setembro de 2016 o Sobrado José Lourenço, equipamento da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult), organiza a "Exposição Fórum 2066", para refletir sobre os tempos que integram cinquenta anos de história das artes e das instituições culturais no Estado.
O número 2066 foi escolhido como referência ao centenário da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, em uma ponte entre os anos 1966 – 2016 – 2066. Para a ação, foram convidados artistas, arte-educadores, educadores de museus, de patrimônio, curadores, críticos de arte, críticos de exposição, pesquisadores, fotógrafos de vista de exposição, entre outros membros que compõem a rede de cooperadores dos mundos da arte para apresentar uma proposta de trabalho, de atelier, oficina, instalação, peça artística ou outro que fará parte da Exposição Fórum 2066. A exposição está aberta à visitação, de Terça a Sexta (9h às 18h) e Sábado (9h às 17h).
Biblioteca Pública traz um mês voltado para as crianças, escritores e para a arte
Trabalhando o tema da sustentabilidade, a Biblioteca Pública Estadual Espaço Estação abre o mês de setembro com a Oficina de Confecção de Borboletas feitas com rolos de papel higiênico, no dia (3/9). Outra atividade que promete animar a moçada que trabalha com material reciclado é a Oficina de Artesanato Sustentável (10/9), ministrada por Sílvia Montenegro. Tem ainda o Curso de Geofilosofia e Meditação, que ocorre durante todo o mês, sendo aberto ao público e gratuito. A galera que gosta de games também tem seu sábado reservado para atividades na Biblioteca, é o dia 10/9, das 9h às 13h, com o Grupo Covil do RPG que vem criando um espaço de trocas e novas descobertas no mundo dos jogos.
O Grupo Estação da Leitura vem com a Contação de Histórias para turmas de escolas públicas e a comunidade em geral. E, trabalhará o tema “Meu Brasil… Minha Pátria tem história!”, sempre às terças, quartas e quintas-feiras. O terceiro sábado do mês traz a realização do Projeto Livros no Tamarindeiro, realizado em frente a Biblioteca Pública, na Praça da Estação. O mês finaliza com o Seminário “A Biblioteca que queremos”, realizado em 27/9, das 13h30 às 17h, no Espaço Estação, dias 27 e 28/9.
A programação completa dos equipamentos da Cultura no Estado do Ceará você encontra no site: www.secult.ce.gov.br