Quem venceu o debate de ontem na Globo?
Debates na TV nos últimos instantes da campanha eleitoral e sob regras em geral restritivas, dizem pouco ou muito — depende das circunstâncias, dos temas postos à tona e do desempenho dos debatedores. Em certa medida, a imagem — a fisionomia, a entonação da voz e o modo de tratar os adversários — pesa mais do que os argumentos. No debate de ontem, Geraldo suplantou os adversários nos dois quesitos: conteúdo e imagem.
Publicado 30/09/2016 14:36 | Editado 04/03/2020 16:55

Luciano Siqueira (*)
Esteve seguro e claro nos argumentos em defesa da sua obra de governo e habilidoso ao fustigar os concorrentes explorando suas contradições. Mas, em nenhum momento foi deselegante ou agressivo.
Certamente, não pegou bem perante os telespectadores a tática de João Paulo, Priscila e Daniel de atacarem Geraldo sem lhe dirigir as perguntas diretamente a ele, na maior parte do tempo. Foi como se alguém quisesse falar mal de alguém sem encará-lo nos olhos, à sorrelfa.
Provavelmente, o principal perdedor terá sido o candidato Daniel Coelho.
Primeiro, pela agressividade e pelo modo desrespeitoso como se dirigiu a Geraldo e a João Paulo. Segundo, porque foi quase nocauteado com a revelação do projeto de lei 5.446, de sua autoria, que propõe pesadas penas aos praticantes do transporte individual de passageiros não autorizado legalmente. Ou seja, o Uber sobre o qual fincou na campanha uma das suas solitárias bandeiras.
A demagogia tem pernas curtas, uma lição que Daniel parece ter dificuldade de aprender.
Para nós da Frente Popular do Recife, em curva ascendente na preferência do eleitorado, bastava ter empatado. Porém, vencemos o debate — o que reforça mais ainda a disposição de luta militante e a acolhida da maioria dos recifenses.
(*) Luciano Siqueira é vice-prefeito do Recife e candidato à reeleição.
#RecifePraFrente #Geraldo40
lucianosiqueira.blogspot.com