Política, música e literatura permeiam homenagens a Arraes no Recife 

O centenário de nascimento do ex-governador Miguel Arraes de Alencar será comemorado nesta quinta-feira (15), no Recife, com cerimônias que acontecerão durante todo o dia. Às 15h, sessão solene da Câmara Municipal do Recife em homenagem ao líder político, por proposição da neta e vereadora Marília Arraes. Em seguida, às 16h, a Assembleia Legislativa de Pernambuco realiza sessão solene com a entrega de medalhas comemorativas aos 100 anos do ex-governador do estado.

Miguel Arraes | Foto: Divulgação

Às 18h,será celebrada missão de Ação de Graças, na Paróquia de Casa Forte. Na programação de homenagens a Arraes consta ainda a abertura, às 19h, no Museu do Estado, nas Graças, da exposição Duas Mãos e o Sentimento do Mundo, que mostra a trajetória política e pessoal de Arraes. Uma realização da Companhia Editora de Pernambuco (Cepe).

No mesmo local, A Cepe lançará quatro livros que abordam diferentes fases da vida política e pessoal do líder, dos quais três são inéditos. Um das obras a serem lançadas é Pernambuco em Chamas – a Intervenção dos EUA e o Golpe de 1964 de autoria do jornalista Wandeck Santiago. O jornalista cita matérias do jornal The New York Times sobre o florescimento da esquerda no Nordeste, o sucesso eleitoral de Arraes e as Ligas Camponesas.

Os outros livros são Porto do Renascimento, que retrata a campanha a governador de 1998 de Arraes, de autoria do também jornalista Marcos Cirano; Arraes, da jornalista Tereza Rozowykwiat, primeira bigorafia autorizada do líder; e As brigadas muralistas e as campanhas de Arraes – Arte e política na década de 1980, de autoria da historiadora Elizabeth de Souza e Remígio. Trata-se de um trabalho de pesquisa sobre a atuação da “Brigada Portinari”, movimento formado por artistas pernambucanos nas eleições de 1986 quando Arraes voltou ao Palácio do Campo das Princesas pela porta que havia saído em 1964.

Também haverá sessão de autógrafos dos livros "Processo de Anistia Funcional de Miguel Arraes" e "Operação Condor", escritos por Antônio Campos, neto de Arraes. Por último, será lançada a segunda etapa do blog Arraes Vive, sob a coordenação de Elisa Arraes. Na ocasião, será prestada a uma homenagem especial à ex-primeira dama Magdalena Arraes.

As homenagens desta quinta-feira prosseguem com concerto da Orquestra Sinfônica do Recife, no Teatro de Santa Isabel, a partir das 21h30. A entrada é gratuita e os ingressos serão distribuídos uma hora antes, na bilheteria do local.

A memória de Arraes será homenageada nesta sexta-feira (16) pela Prefeitura do Recife com aposição do busto do ex-governador do estado no Parque da Macaxeira, na Avenida Norte Miguel Arraes de Alencar, s/nº, a partir das 9h.

Celebrações

A programação comemorativa teve início na terça-feira (13), às 9h30, quando a Fundação João Mangabeira inaugurou, com o apoio do Instituto Miguel Arraes, a exposição fotográfica Miguel Arraes 100 anos, no corredor de acesso ao plenário da Câmara dos Deputados, em Brasília (DF). No mesmo dia, às 11h, a Câmara dos Deputados e o Senado Federal realizaram sessão solene conjunta para celebrar a memória do socialista (foto abaixo).

Na quarta-feira (14), o PSB realizou sessão solene em memória de Miguel Arraes durante abertura da reunião do Diretório Nacional do partido, no Salão Azul do Hotel Nacional (DF). No mesmo dia, às 20h, personalidades da política e artistas se reuniram em ato político e cultural com show de Toquinho, Ivan Lins e Antônio Nóbrega, no auditório Planalto do Centro de Convenções Ulysses Guimarães.

Também na quarta-feira (14), no Recife, os Correios lançaram selo comemorativo ao centenário de Arraes, que pode ser adquirido em todas as agências dos Correios, na loja virtual ou na Agência de Vendas a Distância.

Trajetória

Doutor Arraes, como era carinhosamente chamado, nasceu em Araripe, interior do Ceará, e construiu sua trajetória política em Pernambuco. Teve sua vida pública marcada pelo compromisso com a redução das desigualdades sociais, a melhoria das condições de vida no campo, a conquista de direitos e a luta em defesa da democracia brasileira.

Além de secretário da Fazenda de Pernambuco, sua primeira função pública, Arraes foi deputado estadual e federal, prefeito do Recife e governador por três mandatos. No dia 1º de abril de 1964, em sua primeira gestão, foi deposto pelos militares (foto abaixo) que inauguravam o período ditatorial no país, e preso em quartéis do Recife e da Ilha de Fernando de Noronha.

Em 1965, parte com a família para o exílio na Argélia, onde permanece por 14 anos. Em 1979, com a anistia, volta ao Recife, mas não desiste da política. Em 1982, é eleito deputado federal; em 1986, chega pela segunda vez ao governo de Pernambuco.

Filiado ao Partido Socialista Brasileiro (PSB), em 1990, se elege novamente deputado federal, desta vez com a maior votação proporcional do país. Em 1993, assume a presidência nacional do PSB, função que ocupou por 12 anos.

Em 1994, volta ao Palácio Campo das Princesas pela terceira vez. Em 2002, se elege para seu último mandato na Câmara dos Deputados.

Arraes faleceu aos 88 anos, no dia 13 de agosto de 2005, no exercício do seu mandato no Congresso Nacional.

Audicéa Rodrigues, com informações de sites e do PSB.
Do Recife