Observadores internacionais acompanharão eleições na Bolívia
Observadores de vários organismos regionais e internacionais estão hoje na Bolívia para acompanhar as eleições de domingo (3), onde 6,4 milhões de pessoas elegerão as autoridades judiciais
Publicado 01/12/2017 18:27

Dentro das missões que já se encontram aqui estão as da União de Nações Sul-americanas, a Organização de Estados Americanos, a União Interamericana de Organismos Eleitorais e a Associação Mundial de Organismos Eleitorais.
Os observadores reuniram-se aqui com membros do Tribunal Supremo Eleitoral (TSE) para obter informação sobre o processo eleitoral.
Nas eleições serão escolhidos os magistrados do Tribunal Supremo de Justiça, do Tribunal Constitucional Plurinacional e do Agroambiental; bem como do Conselho da Magistratura.
A presidenta do TSE, Katia Uriona, assegurou às missões internacionais que poderão ter acesso a toda informação do processo, desde os espaços de votação, às atas e resultados preliminares da disputa de domingo (3).
De acordo com Uriona, para o TSE é importante a presença destes organismos internacionais a fim de dar acompanhamento às eleições que, por sua particularidade, podem servir de experiência a processos similares em outros países no mundo.
As eleições de juízes e magistrados são as segundas de seu tipo realizadas aqui, após as de 2011, e buscam transformar a justiça com base no voto popular.