O povo é o protagonista da reeleição de Lula
O povo brasileiro foi o protagonista da reeleição de Lula. Ele mostrou sua fibra, sua força e sua consciência. O povo pagou por essa escolha. Foi enxovalhado pela mídia hegemônica, mas agüentou o tranco. De modo ainda impuro, precário, é verdade, mas dian
Publicado 30/10/2006 02:10
Tanta alegria pelo país afora. As avenidas de muitas cidades foram tomadas de felicidade e de bandeiras de muitas cores, principalmente, vermelhas. Na cidade de São de Paulo, dessa vez não foi a vitória de seu time de futebol que levou o povo com suas bandeiras à Avenida Paulista. O povo lá estava para ouvir o primeiro discurso de seu presidente reeleito. Lula disse certo. A vitória decorreu “eminentemente da sabedoria do povo”. Por isso a larga avenida, coração da maior cidade do país, transbordou de alegria. O povo lá estava com a consciência de que dessa vez quem se sagrou campeão foi ele mesmo.
O povo foi a base da vitória. Sustentou o tranco desde maio do ano passado quando a investida golpista da direita recrudesceu. Setores amplos das camadas médias foram seduzidos pela falsa cruzada moralista da oposição. O povo não, em que pese a pressão ele resistiu. Por isso, a mídia hegemônica enxovalhou o povo brasileiro. “Gente ignorante, analfabeta que vota pelo bolso e pelo ronco da barriga.” A mídia espalhou a peste do preconceito. Quem não se lembra daquela capa da revista “Veja” na qual ela estampou uma humilde trabalhadora e ao seu redor um texto pejorativo. Algo assim: é esse tipo de gente que vai decidir os destinos do país.
Os editores e colunistas forçaram ao máximo as análises que apontavam um país segmentado. O norte e nordeste contra o sul. O Brasil inteligente e desenvolvido contra o Brasil atrasado e burro. Pouco se importavam se esse tipo de asneira iria ou não corroer a unidade do país.
Lula está reeleito com mais 60% por cento dos votos válidos. Sua votação perpassa todas as regiões do país e várias camadas das classes sociais. Lula obteve uma maioria que simboliza a unidade da nação em torno de um presidente e de um programa de governo. Mas, a base dessa maioria é o povo, foi ele o construtor dessa frente de 20 milhões de votos que dá legimitidade a Lula para liderar uma ampla coalizão política e social.Condição indispensável para seu segundo governo realizar os compromissos assumidos.
De modo ainda impuro, precário, é verdade, mas diante de nós temos um forte indício, uma nítida evidência, mais do que isso, uma prova histórica, de que cabe ao povo impulsionar e liderar o processo de mudanças desse país. Nenhuma outra camada social pode cumprir esse papel, senão ele.