Senadores elegem os presidentes e vices das comissões permanentes
O senador governista Otto Alencar (PSD-BA), integrante da maior bancada, vai presidir a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ)
Publicado 19/02/2025 17:12 | Editado 21/02/2025 14:33

Os senadores elegeram, nesta quarta-feira (19), os presidentes e vices das comissões permanentes para o biênio 2025-2026. As escolhas levaram em conta os critérios de proporcionalidade partidária, ou seja, as maiores bancadas escolhem quais comissões querem presidir.
O senador governista Otto Alencar (PSD-BA), integrante da maior bancada, vai presidir a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). Trata-se de um colegiado estratégico, pois nenhuma matéria avança sem passar por esse colegiado.
“Conversei com o atual presidente [do Senado] Davi Alcolumbre para que aconteça entre essa presidência de comissão e a presidência do Senado sintonia de discussão e encaminhamento, ouvindo todos aqueles que são líderes. Poderemos ter divergências do ponto de vista da interpretação ou do encaminhamento, mas jamais tomaremos uma decisão que não seja dentro da ética, da lealdade e da fidelidade”, disse Otto.
Leia mais: Alcolumbre diz que Senado e Câmara estão unidos para colaborar com governo
Também afinado com o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o senador Renan Calheiros (MDB-AL) assumiu como presidente da Comissão de Assuntos Econômicos (CAE). Ele diz que quer ajudar o Executivo no controle de gastos com subsídios e supersalários.
“Esta comissão tem uma oportunidade de contribuir com aquilo que o governo muitas vezes não teve condições de encaminhar. Nunca se fez no Brasil uma racionalização do gasto público. Acho que hoje, mais do que nunca, precisamos fazê-la”, defende.
Com o slogan “Vai ter professora no Senado”, a senadora Teresa Leitão (PT-PE) foi eleita presidente da Comissão de Educação. Ela disse que vai se empenhar pela aprovação de políticas públicas de Estado permanentes e em temas como qualidade do ensino superior, segurança nas escolas e valorização de professores.
Meio Ambiente
Na Comissão de Meio Ambiente (CMA) foi eleito presidente o senador Fabiano Contarato (PT-ES). Ele diz que a agenda ambiental que se apresenta impõe “desafios sem precedentes”, em face da crescente emergência climática.
Lembrou que no último ano foi ultrapassado o limite crítico de 1,5°C de aumento na temperatura média global.
“Diante desse cenário, é imperativo aprimorarmos nosso ordenamento ambiental. Três elementos são fundamentais para mitigar o dano ao meio ambiente: fiscalização intensa, educação ambiental e legislação mais rigorosa para punir efetivamente quem atenta contra a proteção ambiental. É imperativo fortalecermos os órgãos de fiscalização e ampliamos os investimentos em soluções sustentáveis que respeitem a natureza e promovam o bem-estar social”, afirma.
Confira como ficarão os comandos das demais comissões:
Comissão de Agricultura: senador Zequinha Marinho (Podemos-PA);
Comissão de Esporte: senadora Leila Barros (PDT-DF);
Comissão de Relações Exteriores: Nelsinho Trad (PSD-MS);
Comissão de Segurança Pública: Flávio Bolsonaro (PL-RJ);
Comissão de Assuntos Sociais: Marcelo Castro (MDB-PI);
Comissão de Infraestrutura: Marcos Rogério (PL-RO);
Comissão de Direitos Humanos: Damares Alves (Republicanos-DF);
Comissão de Desenvolvimento Regional: Professora Dorinha Seabra (União-TO);
Comissão de Ciência e Tecnologia: Flávio Arns (PSB-PR);
Comissão de Agricultura: Zequinha Marinho (Podemos-PA); e
Comissão de Fiscalização e Controle: Dr. Hiran (PP-RR).
Com informações da Agência Senado