A esquerda bem informada
A esquerda bem informada

Fernando Garcia

Historiador, mestrando em História Econômica na USP, coordenador do Centro de Documentação e Memória (CDM) da Fundação Maurício Grabois e integra o Conselho Editorial da Editora Anita Garibaldi
Astrojildo Pereira e a última visita a Machado de Assis

No aniversário da morte de Machado de Assis, publicamos a história do breve encontro entre o Astrojildo Pereira e o autor, um dia antes de morrer. O encontro foi descrito por Euclides da Cunha, numa homenagem ao escritor publicado no dia 30/09/1908 no Jornal do Commercio.

Para Augusto Buonicore, de Fernando Garcia

Nascido em 1960, no dia de hoje ele completaria 61 anos de idade. Vítima que foi das complicações de um câncer no intestino, este combativo jovem despediu-se da vida em 11 de março de 2020, aos 59 anos de idade.Seu camarada de CDM (Centro de Documentação e Memória) homenageou seu legado contando as novidades.

Notas sobre os “Caminhos da Revolução Brasileira”

As seis décadas em questão também projetam imensas mudanças no plano político, econômico e cultural, tanto do Brasil, quanto no mundo. E é possível ver essas mudanças no desenrolar do livro.

Investida baixa contra Losurdo joga água no moinho de quem?

O livro Domenico Losurdo, um farsante na terra dos papagaios – ensaios sobre o estalinismo e o neo-estalinismo no Brasil, de Mário Maestri, vem a público dois anos após a morte do filósofo marxista italiano. Composto por apresentação, introdução e onze capítulos (161 páginas), divididos em três partes, o título promete o que o livro não cumpre. Os capítulos são oriundos de postagens de Facebook e em páginas de internet parceiras do autor, segundo nos informa o próprio Maestri.