A esquerda bem informada
A esquerda bem informada

Marcos Aurélio Ruy

Jornalista
Sem SUS não há saúde para a maioria da população, revela pesquisa

A Pesquisa Nacional de Saúde, divulgada pelo IBGE, mostra que 74% das pessoas não tinham plano de saúde em 2019.

Atlas da Violência 2020 revela que a perversidade permanece no Brasil

Sindicalistas avaliam o documento elaborado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada e o Fórum Brasileiro de Segurança Pública.

Dia da Juventude: Os jovens em defesa da vida e da liberdade

Brasil tem 48,5 milhões de pessoas com idade entre 15 e 29 anos, mas 11,1 milhões desses jovens nem trabalham nem estudam

Mulheres negras se levantam contra as desigualdades, o racismo e o fascismo

No Dia Internacional da Mulher Negra, Latino-americana e Caribenha – neste sábado (25) -, em meio à pandemia do coronavírus, as mulheres negras promovem marchas virtuais para denunciar a necropolítica do atual desgoverno brasileiro.

30 anos sem Cazuza: a poesia de resistência a todo mal que permanece

Cazuza cantou de tudo. Viveu como quis. E mesmo sendo filho da burguesia, como ele próprio diz, entendeu que o capitalismo destrói o mundo, a vida e é contra o amor

Quem é essa gente na obra de Chico Buarque?

Quem depende do fruto do seu trabalho para sobreviver vai se enxergar nas linhas e entrelinhas dessa grande obra literária.

Filme reflete sobre as verdadeiras sementes podres de uma sociedade

O filme questiona o conceito de “sementes podres” para crianças e jovens com dificuldades de adaptação a uma realidade que insiste em podar seus sonhos e a possibilidade de um futuro diferente do pré-determinado pelo Estado repressor

Como por fim à violência sexual contra crianças e adolescentes?

Os números da violência contra crianças e adolescentes no país, são aterradores.

Dia Internacional de Combate à LGBTIfobia terá live neste domingo

A data marca a decisão da Organização Mundial da Saúde (OMS) de retirar a homossexualidade do Código Internacional de Doenças.

Dia Mundial da Saúde: o que seria do Brasil sem o SUS?

“Passada a pandemia, as mesmas propostas privatistas de sempre ressurgirão e o descaso com o serviço público também”, diz Elgiane Lago, da CTB

Filme mostra como o capital destrói o sentido de humano

“Você Não Estava Aqui”, do cineasta Ken Loach, mostra de forma realista as agruras enfrentadas com a superexploração da força de trabalho no capitalismo do século 21.

A mulher quer viver, amar e ser respeitada para transformar o mundo

Não é nenhuma novidade os números aviltantes da violência enfrentada diariamente pelas brasileiras, seja nas ruas, no ambiente de trabalho, no transporte coletivo, em igrejas, em festas e baladas ou em suas próprias casas.

1 2