A esquerda bem informada
A esquerda bem informada

Marcos Aurélio Ruy

Jornalista
Construção 50 anos: o mundo do trabalho na obra de Chico Buarque

Cinquenta anos depois e Construção continua um protesto contra as desigualdades, contra a exploração de quem vive do trabalho, contra a desumanidade do capital destruidor de vidas e de sonhos.

Em seu centenário, Barbosa ganha merecida exposição no Museu do Futebol

Goleiro histórico do Club de Regatas Vasco da Gama, Barbosa ficou por anos marcado pela derrota do Maracanazo, jogada em suas costas pelo racismo da mídia. Em seu centenário, será aclamado com exposição própria no Museu do Futebol

Mulheres negras querem um país que caiba em seus sonhos de igualdade

Desde 1992, o Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha – 25 de julho –, foi decretado em um encontro na República Dominicana. Desde então, leva milhares de mulheres negras a marcharem pelas ruas da América Latina na luta por seus direitos, por vida digna e para serem respeitadas como devem.

Filme “Azangule: o Levante” mostra revolta de escravizados no Rio

A obra narra a história da Revolta liderada por Manoel Congo e por Marianna Crioula. Para muitos historiadores esse foi o mais importante quilombo constituído no Rio de Janeiro, em 1838.

Paulo Coelho se propõe a patrocinar festival censurado pela Funarte

Funarte investiga redes sociais das organizações culturais para saber se criticam o fascismo e defendem a democracia, negando-lhes financiamento.

Agricultura familiar continua prejudicada pelo novo Plano Safra do governo

O Plano Safra anunciado pelo governo Federal é, segundo a sindicalista Vânia Marque, insuficiente para as demandas do campo e deixa famílias de agricultores em situação de vulnerabilidade

Povos indígenas se levantam por direitos, terra e pela natureza

O principal objetivo do Levante pela Terra é “fazer com que a sociedade se engaje na luta pela proteção dos povos indígenas, contra a invasão de seus territórios por mineradoras, madeireiras, latifundiários, grileiros e pelo garimpo ilegal” afirma Antônio Eduardo de Oliveira, secretário-executivo do Conselho Indigenista Missionário (Cimi)

O Brasil chora a morte de Nelson Sargento

O artista é símbolo da resistência ao ódio e ao preconceito

Marcos Aurélio Ruy: O mundo do trabalho no centro do cinema

Nem só de obras de entretenimento vive o cinema. Muitos filmes autorais versam sobre o mundo do trabalho.

Discurso de Bolsonaro na Cúpula do Clima engana alguém?

Presidente do Brasil faz discurso para agradar Joe Biden e outros chefes de Estado, mas os números de sua gestão na área ambiental não mentem

1 2 3