A esquerda bem informada
A esquerda bem informada

Marcos Aurélio Ruy

Jornalista
O antirracismo constrói um amanhã de igualdade, justiça, amor e sonhos

é fundamental estudar a história para compreender as lutas pelo fim da escravidão e de como essas lutas construíram e transformaram o Brasil.

Artistas se unem para defender o Pantanal

Os artistas fazem a defesa da região, contra as queimadas e a invasão de terras indígenas e a necessidade de barrar a ofensiva do capital contra a natureza no país.

Dia das Crianças: que futuro o país quer construir?

Segundo o IBGE cerca de 2,5 milhões de crianças e adolescentes são explorados pelo trabalho infantil e na pandemia a situação ficou ainda pior.

John Lennon, a utopia e o futuro

Lennon completaria, hoje, 80 anos não tivesse encontrado em seu caminho, 40 anos depois, uns dedos que apertaram o gatilho de uma arma

Sem SUS não há saúde para a maioria da população, revela pesquisa

A Pesquisa Nacional de Saúde, divulgada pelo IBGE, mostra que 74% das pessoas não tinham plano de saúde em 2019.

Atlas da Violência 2020 revela que a perversidade permanece no Brasil

Sindicalistas avaliam o documento elaborado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada e o Fórum Brasileiro de Segurança Pública.

Dia da Juventude: Os jovens em defesa da vida e da liberdade

Brasil tem 48,5 milhões de pessoas com idade entre 15 e 29 anos, mas 11,1 milhões desses jovens nem trabalham nem estudam

Mulheres negras se levantam contra as desigualdades, o racismo e o fascismo

No Dia Internacional da Mulher Negra, Latino-americana e Caribenha – neste sábado (25) -, em meio à pandemia do coronavírus, as mulheres negras promovem marchas virtuais para denunciar a necropolítica do atual desgoverno brasileiro.

30 anos sem Cazuza: a poesia de resistência a todo mal que permanece

Cazuza cantou de tudo. Viveu como quis. E mesmo sendo filho da burguesia, como ele próprio diz, entendeu que o capitalismo destrói o mundo, a vida e é contra o amor

Quem é essa gente na obra de Chico Buarque?

Quem depende do fruto do seu trabalho para sobreviver vai se enxergar nas linhas e entrelinhas dessa grande obra literária.

Filme reflete sobre as verdadeiras sementes podres de uma sociedade

O filme questiona o conceito de “sementes podres” para crianças e jovens com dificuldades de adaptação a uma realidade que insiste em podar seus sonhos e a possibilidade de um futuro diferente do pré-determinado pelo Estado repressor

Como por fim à violência sexual contra crianças e adolescentes?

Os números da violência contra crianças e adolescentes no país, são aterradores.

1 2