A esquerda bem informada
A esquerda bem informada

Theófilo Rodrigues

Cientista político e autor do livro “Partidos, classes e sociedade civil no Brasil contemporâneo”, pesquisador de Pós-Doutorado em Ciências Sociais na UERJ e  Secretário Estadual de Sustentabilidade do PCdoB-RJ.
Walter Sorrentino assume a presidência da Fundação Maurício Grabois

Mandato será de dois anos (2024-2026). Sorrentino vai substituir o atual presidente, Adalberto Monteiro.

Friedrich Engels: A genialidade de um senhor de 203 anos

Engels nasceu em 28 de novembro de 1820 e tinha apenas 22 anos quando conheceu Marx. Em 1844, escreveu seu “Esboço para uma crítica da economia política,”

Por 50% do Fundo Social da Margem Equatorial para a transição energética

Assim como a Idade da Pedra não acabou por falta de pedras, a Idade do Petróleo não chegará ao fim por falta do líquido negro, mas sim pelo desenvolvimento tecnológico em larga escala de seu substituto

A criminalização da política pela imprensa está de volta

Imprensa acusa partidos políticos de não prestarem contas de recursos públicos, mas basta entrar no site do TSE para ter acesso à prestação de contas. É fake news

É um prêmio para o marxismo brasileiro, diz vencedor do Special Book Award of China

Elias Jabbour vencedor do Prêmio chinês de melhor livro de 2022, explica porque “China: O socialismo do século XXI” é um sucesso editorial

A sustentabilidade no programa das candidaturas presidenciais do Brasil

Gostaria de trazer a lupa analítica para a forma como a questão ambiental, ou melhor, a sustentabilidade, entrou em cada um desses programas

O pós-lulismo não é adversário do lulismo

Se o objetivo da esquerda brasileira é realmente avançar para além da experiência do reformismo fraco do lulismo, então uma nova tática política precisa ser adotada.

Porto Alegre, Manuela e a cidade do futuro

O programa de Manuela D’Ávila propõe para Porto Alegre uma cidade do futuro.

Unidade da esquerda para reconquistar o Rio de Janeiro

Com Crivella, Witzel, Maia e Bolsonaro, o Rio é hoje o berço das ideias atrasadas que tomaram conta de todo o Brasil. A unidade eleitoral da esquerda não foi possível, mas isso não significa dizer que uma unidade política entre as três candidaturas não possa existir.

“Mandatos compartilhados” para hackear o personalismo eleitoral

Em momentos de crise democrática, somente a imaginação política pode desengessar as velhas práticas e tradições

Candidaturas coletivas: novidade para reforçar os partidos

Justamente nesse momento em que os partidos estão mais desvalorizados, emerge da juventude um processo de renovação política que visa justamente a renovação partidária. São as chamadas candidaturas coletivas.

Do “Barcelona em comum” de Ada Colau” ao “POA em Comum” de Manuela

Na manhã desta quarta-feira a candidata à prefeitura de Porto Alegre, Manuela d´Ávila (PCdoB), encontrou-se com a prefeita de Barcelona, Ada Colau, para uma troca de experiências sociais e políticas sobre a gestão de cidades.