A esquerda bem informada
A esquerda bem informada

Theófilo Rodrigues

Cientista político e autor do livro “Partidos, classes e sociedade civil no Brasil contemporâneo”, pesquisador de Pós-Doutorado em Ciências Sociais na UERJ e  Secretário Estadual de Sustentabilidade do PCdoB-RJ.
A sustentabilidade no programa das candidaturas presidenciais do Brasil

Gostaria de trazer a lupa analítica para a forma como a questão ambiental, ou melhor, a sustentabilidade, entrou em cada um desses programas

O pós-lulismo não é adversário do lulismo

Se o objetivo da esquerda brasileira é realmente avançar para além da experiência do reformismo fraco do lulismo, então uma nova tática política precisa ser adotada.

Porto Alegre, Manuela e a cidade do futuro

O programa de Manuela D’Ávila propõe para Porto Alegre uma cidade do futuro.

Unidade da esquerda para reconquistar o Rio de Janeiro

Com Crivella, Witzel, Maia e Bolsonaro, o Rio é hoje o berço das ideias atrasadas que tomaram conta de todo o Brasil. A unidade eleitoral da esquerda não foi possível, mas isso não significa dizer que uma unidade política entre as três candidaturas não possa existir.

“Mandatos compartilhados” para hackear o personalismo eleitoral

Em momentos de crise democrática, somente a imaginação política pode desengessar as velhas práticas e tradições

Candidaturas coletivas: novidade para reforçar os partidos

Justamente nesse momento em que os partidos estão mais desvalorizados, emerge da juventude um processo de renovação política que visa justamente a renovação partidária. São as chamadas candidaturas coletivas.

Do “Barcelona em comum” de Ada Colau” ao “POA em Comum” de Manuela

Na manhã desta quarta-feira a candidata à prefeitura de Porto Alegre, Manuela d´Ávila (PCdoB), encontrou-se com a prefeita de Barcelona, Ada Colau, para uma troca de experiências sociais e políticas sobre a gestão de cidades.