A esquerda bem informada
A esquerda bem informada

Vanessa Martina

Jornalista, editora da revista Diálogos do Sul, mestranda em integração da América Latina e apaixonada por política internacional
Colômbia: Candidato Petro é alvo de espionagem e acusa governo

Após vencer o primeiro turno com mais de 8,5 milhões de votos (40,4%), o líder progressista e sua candidata à vice, Francia Márquez, precisam agora derrotar o magnata Rodolfo Hernández, que obteve 5,9 milhões de votos (28%).

Colômbia: mais dois massacres de líderes sociais a quatro dias da eleição

Faltando quatro dias para as eleições presidenciais na Colômbia, mais dois massacres foram registrados no país, com sete vítimas, sendo três menores […]

Colômbia: últimas pesquisas mostram favoritismo progressista com Petro

O candidato progressista Gustavo Petro é favorito pelas últimas pesquisas mas há adesão a uma candidatura “nem de direita, nem de esquerda” para tentar evitar a vitória do Pacto Histórico, avalia analista político.

“Pacto Histórico é frente ampla para levar Colômbia à vitória com Petro”

Senadora Jahel Quiroga defende a necessidade da união de forças para derrotar Federico Gutierrez, com suas ligações com milícias.

Bolívia: Evo Morales buscou o desenvolvimento soberano

“Temos lítio na América Latina, mas não produzimos o carro elétrico. Toda essa riqueza vai para fora, para ganhar valor agregado e depois ser vendido de volta”, afirma pesquisador sobre uma das maiores riquezas do país sulamericano.

Bolívia: golpistas cometem “crimes de lesa-humanidade”

A advogada Nádia Cruz, Defensora Pública da Bolívia, denuncia a gravidade dos crimes praticados pela polícia e pelo exército contra a população civil após a destituição do presidente Evo Morales, em 10 de novembro do ano passado.

Bolívia: Governo golpista é incapaz de combater a Covid, denuncia ex-ministra

Gabriela Montaño, ex-ministra da Saúde, ex-presidente do Senado e da Câmara dos Deputados da Bolívia, alerta para o processo de desmantelamento da estrutura hospitalar em curso no país andino, mesmo em meio à evolução da pandemia.

Bolívia: Ex-ministro denuncia ação golpista para impedir eleição

Em entrevista exclusiva, Jerges Mercado aponta que desmonte do Estado está agravando pandemia no país enquanto mídia realiza “guerra assimétrica” contra o MAS

É possível ser bolivariano no Brasil?

Em abril de 2013, poucos dias após a morte de Hugo Chávez, o colunista de O Globo, Rodrigo Constantino, publicou um artigo intitulado “O risco bolivariano” em que compara petistas a chavistas, afirma que o socialismo está ligado ao “caos e à opressão” e que os bolivarianos brasileiros “se inspiram no falecido Hugo Chávez, cujo ‘socialismo do século 21’ é exatamente igual ao do século 20”. Será?