A cidade e seus desafios
Ciclo de debates “Desafios Urbanos” discute saúde, violência, tecnologia, mobilidade e meio ambiente, com especialistas, no contexto de polarização política e reforma urbana.
Publicado 16/05/2024 13:40

A cidade não é uma aldeia – sobretudo as médias e grandes cidades brasileiras. O que acontece na urbe reflete os rumos da nação e, no plano local, em boa medida, se concretiza o jogo de forças presentes na cena política do país.
Na campanha eleitoral deste ano – no contexto de um mundo em crise e mutação e de um país envolto em acirrada polarização entre forças democráticas versus neofascistas, a parte e o todo estarão no foco do debate: não será uma campanha meramente provinciana.
Necessariamente há que se discutir o presente e o futuro da cidade.
Uma cidade mais humana — como dizemos nós do PCdoB —, fisicamente organizada, econômica e ambientalmente sustentável e inspirada na justiça social.
Isto implica planejamento urbano – mobilidade e transporte, habitação, regularização fundiária, coleta, destino e tratamento de resíduos sólidos, sustentabilidade ambiental e cultural, violência criminal; qualificação dos serviços públicos essenciais; promoção e defesa dos direitos humanos; desenvolvimento econômico e inclusão social produtiva; eficiência administrativa.
A seção pernambucana da Fundação Maurício Grabois e o gabinete da vereadora Cida Pedrosa (PCdoB-Recife), promovem agora o ciclo de debates Desafios Urbanos.
Uma sequência de seis reuniões online, às segundas feiras, a partir das 19 horas, abordando temas pinçados da problemática urbana como um todo – “Saúde Coletiva e Mental em Alerta”, “A escalada da violência e a Cultura de Paz”, “A quem interessam as novas tecnologias?”, “Sinal Vermelho para a Mobilidade”, “Meio Ambiente x Espaço Urbano”, “Desafio s e Perspectivas para o Centro do Recife”.
Temas são abordados por técnicos e pesquisadores de elevada qualificação, alguns inclusive com experiência na gestão pública.
Obviamente não estão contemplados todos os problemas estruturais de nossas cidades, mas uma amostra da dimensão do debate a se fazer, sob o guarda-chuva da luta histórica e atual pela reforma urbana.
As lives permanecem à disposição do público no portal TV Grabois, no Youtube, a partir do primeiro debate, ocorrido na última segunda -feira (13).
Pré-candidaturas às Prefeituras e Câmaras Municipais e militantes e ativistas dos movimentos sociais e participantes das pré-campanhas já em curso, se beneficiam, assim, de subsídios consistentes, úteis e oportunos.