As turbulências da República

O Brasil e os estados federados passam inevitavelmente pelo constante aperfeiçoamento das instituições republicanas, mesmo que em determinados momentos da nossa História pareça ao cidadão ou à cidadã que o país vive uma época em que a fé no futuro seja al

O desenvolvimento das nossas vocações políticas, culturais, institucionais, antropológicas, sociais, é bem maior que o desejo de forças partidárias ou de alguma espécie de academicismo. Trata-se de uma necessidade histórica. Não é uma afirmação ufanista, situa-se no contexto da centralidade do nosso papel nacional.


 


É uma qualidade que se impõe a um país com quase duzentos milhões de habitantes, um território com dimensões continentais, uma formidável massa de trabalhadores produtivos e criativos, nos segmentos público e privado.


 


Com reservas naturais estratégicas cobiçadas há muito tempo, através de sortilégios inconfessáveis e sempre com o falso intuito de nos ajudar em nossas sérias insuficiências para com o meio ambiente, a Amazônia e os povos indígenas.


 


Qual o verdadeiro enredo dessas generosas potências do chamado primeiro mundo senão o genocídio dos seus primeiros povos, a pilhagem secular de Estados indefesos, anexações de territórios de outros países.


 


A colonização predadora, a atual espoliação do capital parasitário, a imposição midiática de valores culturais sobre a nossa formação como povo que se configurou através de muito sofrimento, em uma civilização singular – a desmascarada tese de um mundo sem fronteiras. Para eles, o reforço do Estado guerreiro invasor e mortífero.


 


O desenvolvimento não é positivista, determinista. É fruto das superações de contradições, do vício arraigado onde predomina a privatização do Estado nacional por parte de poderosas corporações.


 


É o grande combate a ser travado. As recorrentes e históricas crises  republicanas entre o novo e o velho  superado, é a questão que paira sobre a nação. Impõe-se uma imensa causa suprapartidária. As raízes das turbulências cíclicas que nos atingem remontam há décadas. Serão superadas através de um projeto original, avançado, moderno, socialmente justo.


 


Essa é, acredito, a missão libertadora do povo brasileiro. A reforma política e outras, dependem desse imbróglio.

As opiniões expostas neste artigo não refletem necessariamente a opinião do Portal Vermelho
Autor