Brigar com bêbado

As “manifestações” contra a Copa do Mundo no Brasil tiveram grande destaque nos noticiários mundial. Na verdade, a forma como a grande mídia divulgou o que seria e o que foram as “manifestações”, mostrou qual a disposição deste verdadeiro partido político de oposição ao governo e ao país, principalmente, tem para tentar sabotar o evento que mobiliza bilhões de expectadores pelo mundo afora.

O que se viu na verdade foi o de sempre, com alguma diferença do que ocorreu no ano passado e se proliferou cidades afora, desta feita, viu-se grupos ainda menores, se esfalfando para quebrar empresas e repartições públicas e privadas, que a imprensa noticiou com estardalhaços seletivos. Pegando carona com movimentos dos trabalhadores que ocorre independente do futebol.

As justas manifestações por mais moradia e melhorias de transportes que devem ser apoiadas por qualquer cidadão decente de nossa nação, por vezes, “serviram” de biombo para aqueles que estupidamente, repetem a exaustão que querem mais dinheiro para educação, saúde e segurança, em contraposição míope com a realização da Copa. E não adianta o governo informar que não houve dinheiro público nos estádios, pois as TVs insistem no bordão mentiroso e cruel que tenta mostrar o contrário.

Pessoas de bem e bem intencionadas, que adoram futebol, ficam acuadas ante a pressão raivosa daqueles, que sem sequer saber por que, repetem o que veem nos jornais televisivos, falados e escritos em nosso país. Eu digo e repito que a oposição neste país é feita pela mídia que não perde a mínima chance de atacar as conquistas e os avanços obtidos a duras penas pelo nosso povo. Age com padrão único de agressividade e virulência. Tem o apoio do judiciário, dirigido por vedetes que, como pavões, se assanham ao simples contato com uma iluminação diferente, que lembre mesmo vagamente uma câmara de TV.

Dizem que há o jornalismo investigativo, opinativo e informativo. Em minha opinião, existe o “jornalismo” inventivo, criativo e mentiroso. Que agora tem a companhia de setores da Policia Federal que inexplicavelmente dirigida de forma “autônoma”, pelo Ministério da Justiça, age com total irresponsabilidade. Vaza informações para as TVs e jornais, que por sua vez repercutem uma simples menção ou citação de um sobrenome como se fora veredicto. E assim faz na Copa, disseram que o estádio do Corinthians recém-inaugurado, estava atrasado e muito. Fui lá e vi com meus próprios olhos e com a imparcialidade de um palmeirense, digo e repito, o Estádio está melhor do que todos os estádios que visitei na “South África”, quando lá estive durante a Copa de 2010.

Ontem fomos “surpreendidos” com mais uma denuncia. Desta vez, pasmem, contra o Técnico da Seleção Brasileira, Luís Felipe Scolari. Ninguém é ou deve ser intocável. E quem errou, tem que pagar, pelos erros que comete independente dos cargos. Mas li a matéria e é uma vergonha! Festival de insinuações e ilações que parece, na minha percepção, é mais uma tentativa de tencionar negativamente o ambiente e assim impingir, talvez, um revés a nossa Seleção.

A tentativa de politizar a realização da Copa do Mundo no Brasil foi, por enquanto, bem sucedida pela oposição. Talvez a única coisa que a oposição, sem projetos e muito menos programa, conseguiu nos últimos anos foi isso. Colocar dúvidas e contrariedade em uma boa parte da população com relação ao evento da Fifa.

O governo, atrasou-se, em contra atacar. Ancorou-se olimpicamente numa, propalada e real, paixão futebolística do nosso povo e esqueceu que em política e movimento social, e time que está ganhando se mexe sim.

Contudo tenho para mim que a Copa será um sucesso. Os brasileiros são hospitaleiros e festivos, honrarão a nossa tradição de receber bem as pessoas. Os 64 jogos serão motivos de festa e de regozijo. Os transportes não serão os melhores do mundo e nem os aeroportos, provavelmente teremos problemas. Mas o verdadeiro motivo da Copa do Mundo que irá energizar os nativos daqui será o futebol. As melhores seleções do mundo, a exceção talvez da Suécia. Menos o “Ibra”, todos os principais jogadores mundiais aqui estarão e isso dará aos amantes do futebol motivo de sobra para comemoração.

O Brasil, segundo Luiz Felipe Scolari, é um dos favoritos. Mas talvez tenhamos que enfrentar a Espanha, mais uma vez, a exemplo de 1986, nas oitavas e assim já dizer se somos dignos da tradição e história do nosso futebol ou se ficaremos pelo caminho. A convocação do Luís Felipe foi uma das poucas unanimidades entre todas as seleções que eu já ouvi e vi convocada há uma grande sinergia entre a seleção, seu treinador e o povo. Vamos então à luta, talvez fosse bom e preciso fazer uma passeata em favor da Copa, ordeira, pacifica e representativa que sem duvidas mostrasse ao mundo o quanto as pessoas de bem querem o campeonato mundial por aqui. Bem mais isso, infelizmente não é comigo!

Observação: O nível técnico do campeonato brasileiro anda sofrível. Abaixo da média dos últimos anos. Mas o vexame da rodada foi o Corinthians. Ah foi. Perder em casa em dia de festa do lanterna da competição, que até então não tinha ganhado de ninguém e mais , não tinha feito nenhum, golzinho sequer. E derrotar o “Todo Poderoso Timão” não foi mole não. Vergonha e vexame que se equivale a brigar com bêbado, ou seja, se ganhar ganhou do bêbado, mas perder é pior.

Minha solidariedade total a torcida. Mas é vexame!

As opiniões expostas neste artigo não refletem necessariamente a opinião do Portal Vermelho
Autor