A esquerda bem informada
A esquerda bem informada

Jairo Junior

Presidente Associação Brasil Angola (AABA); Diretor do Centro Cultural Africano (CCA); Coordenador do Congresso Nacional de Capoeira (CNC)
Entradas & Bandeiras

O resultado das pesquisas de intenções de votos para as eleições rumo a Prefeitura de São Paulo não autoriza a ninguém a cravar um resultado. Mas é evidente que sinaliza tendências importantes e problemas de difíceis, embora não impossíveis, soluções.

Empoderamento: Legítima defesa

Me parece óbvio que parte, boa parte, das lideranças que participam de entidades que compõem o universo do chamado movimento negro brasileiro, ainda sofre, no fundamental, influência das lutas ante racistas norte-americanas (EUA).

Paradoxos eleitorais

As eleições deste ano geram uma razoável expectativa! Eleições assim mesmo, no plural, porque são várias. Eleição para prefeitos e outra para vereadores, eleição no primeiro e outra no segundo turno, que geralmente é outra eleição, com novas alianças e novos apoios, eleição em cidades com mais de 200 mil eleitores e capitais e outra nos rincões.

Copas dos Mundos

O futebol segue sendo uma paixão mundial. O magnetismo e o carisma do esporte que coloca onze contra onze e uma única bola em um campo gramado encanta, produz riquezas e fortíssimas emoções.

O que é isso, "companheiro"?

A luta política segue intensa no nosso país. Nos dizeres do presidente interino e de um ex-ministro da presidente afastada: “é guerra!”. E isso mesmo o que se vê. Argumentos trocam de lados e as opiniões dadas ontem não servem para hoje e vice-versa. Assim é tratada a crise política e institucional de “grandes proporções” nos dizeres de um escriba.

Cultura machista 

A parte sadia da sociedade brasileira ficou estarrecida com as informações sobre o estupro coletivo de que foi vitima uma jovem de dezesseis anos na capital carioca. Realmente foi estarrecedor. Contudo mais chocante ainda ficaríamos se observássemos alguns “detalhes” que permeiam o caso, tanto do ponto de vista da ação policial, quanto do ponto de vista da reação de alguns, algumas mulheres inclusive, culpado a vitima pelo ocorrido.

O mar é agitado

Os últimos 35 anos de história política e social do Brasil, foram muito controversos. Um período de intensos “vai e vens” que deixaria o observador menos atento confuso. Em 1982, todas as forças de esquerda, democráticas e populares, apoiaram os candidatos do PMDB aos governos contra os políticos do PDS antiga Arena, partido que apoiava a Ditadura Militar.

Unidade, bandeira da esperança!

Construir unidade entre forças políticas e sociais não é e nem nunca foi tarefa fácil. A história do movimento comunista e socialista no mundo é cheia de exemplos, tentativas e fracassos quando se observa tais intenções. É óbvio que ao longo da história há exemplos também de sucessos na empreitada de unir as forças em torno de objetivos comuns. Mas tais processos sempre tiveram como consequência o tempo menor do que o necessário para se conquistar ou mesmo consolidar tais objetivos.

Autocrítica

Me referi, algumas vezes, a necessidade da autocrítica petista se este partido quiser e se dispuser a re-aglutinar forças de esquerda, democráticas e populares com vistas a reconquistas de espaços institucionais importantes que permitam aplicar seu “programa” de reformas, algumas até ingênuas, dada as circunstancias postas.

Trair e coçar é só começar!

O espetáculo grotesco ocorrido na Câmara dos Deputados, transmitido para o mundo, por ocasião da votação da admissibilidade do pedido do impeachment, por fim aceito, ainda ecoa! Afinal o desfile de “argumentos” dos parlamentares que, ao microfone, vociferavam a pleno pulmões seus “motivos”. Seria cômico se não fosse trágico. Conduzido por um gangster como bem disse um Deputado carioca do PSOL o desfecho era esperado.

Por quê?

Por que chegamos até aqui? Como chegamos até aqui? Foram as perguntas que eu mais ouvi neste último fim de semana. Eram feitas por militantes, simpatizantes, gente com experiência e qualificação política e compreensão teórica razoáveis. Também feitas por curiosos e pessoas simples do povo. Num círculo de metalúrgicos do ABC, neste domingo (17) no Vale do Anhangabaú, ouvi e vi, que as reações ás mesmas perguntas eram emblemáticas: “precisamos analisar com responsabilidade”.

Não vai ter golpe!

A apresentação e leitura do relatório apresentado pelo Deputado Jovair Arantes do PTB Goiano, na Comissão Especial do Impeachment, obedeceu ao rito de sempre. A mídia deu ares de espetáculo ao fato e o parlamentar não se fez de rogado, vestiu-se a caráter e tentou cumprir seu papel de ator principal temporário do teatro armado.

1 2 3 11