Comunistas e as eleições municipais: unindo tática e estratégia

Em seu 12º Congresso o Partido Comunista do Brasil construiu uma proposta de um projeto de desenvolvimento para o Brasil. Essa proposta parte da realidade brasileira para construir caminhos para uma transição rumo ao Socialismo. A proposta foi recebida com entusiasmo por setores importantes da sociedade, porquanto nenhuma força política possui um projeto claro de desenvolvimento para nosso País. Partindo desse pressuposto, entendo que devemos adequar essa proposta para a realidade municipal, buscando forças políticas e sociais para a construção de um Projeto Municipal de Desenvolvimento.   

Nas próximas eleições municipais o cenário não poderia ser melhor para o campo popular e progressista. Depois dos dois primeiros mandatos do Presidente Lula e da eleição de Dilma as condições são boas para uma consolidação do crescimento dos setores progressistas nas próximas eleições. Somem-se a isso, o fato das eleições municipais têm características particulares, muitas vezes contraditórias, diferenciando-se das eleições presidenciais em vários aspectos. O debate que se realiza parte do cotidiano das pessoas, trata-se do trânsito, das escolas infantis, das creches, enfim, das coisas mais presentes da vida dos cidadãos.

Justamente por essa particularidade uma eleição municipal pode ter desdobramentos negativos para o debate político. Geralmente os setores atrasados tentam fazer uma discussão despolitizada dos destinos dos municípios, como se uma eleição municipal não tivesse relação nem desdobramentos na realidade do País. Nesse sentido o debate pode ser desfavorável para os Comunistas. Nessa perspectiva cabe aos Comunistas e aos setores progressistas elevar o debate político nas eleições municipais.

Uma ferramenta importante no processo de elevação do debate político nas eleições municipais é a adaptação de nosso novo projeto nacional de desenvolvimento às particularidades de cada cidade. Sim, os Comunistas devem propor nas próximas eleições um Projeto Municipal de Desenvolvimento. Tenho convicção de que essa pode ser uma grande contribuição dos Comunistas para um desenvolvimento socialmente justo e economicamente possível para as administrações municipais, acumulando forças para nosso objetivo maior.

Devemos partir de nossa proposição nacional e, a partir da realidade concreta de cada município, construir políticas públicas que ajudem a desenvolver os municípios. O desenvolvimento que devemos defender deve estar calcado numa perspectiva inclusiva econômica e social dos diversos setores do município.

É necessário que se busque um contato com os setores mais importantes de nossa cidade. Devemos construir, onde for possível, seminários com o claro objetivo de construir propostas em consonância com a realidade de cada município. Devemos instigar a inteligência local, Universidades, Intelectuais, Movimentos Sociais, entre outros, a debaterem conosco os rumos de nossa cidade. Esse debate não pode ser uma via de mão única, não podemos apenas ouvir, por mais que isso seja importante para a construção de um projeto político. Os Comunistas devem, por meio de sua inteligência, apresentar opiniões acerca dos principais temas da cidade, dialogando com os diversos segmentos da cidade, buscando, a partir da realidade concreta, caminhos possíveis que representem mudanças importantes para as cidades.

Há que se ter uma clareza nesse processo político, qual seja, não se constrói hegemonia política e social sem se ter opinião sobre os temas mais relevantes de nosso País e de nossa Cidade. Nesses debates devemos apresentar nossa opinião, mostrando que os Comunistas possuem condições adequadas para assumir a liderança de um projeto político de mudança política e social. Não se constrói uma aliança forte sem que nossos possíveis aliados vejam em nossas ações e proposições as condições concretas de implementação do projeto político que defendemos.

Façamos um intenso debate acerca do desenvolvimento dos municípios, unindo assim, nossa titica à estratégia, elevando a consciência dos homens e mulheres que ajudarão a edificar o caminho Brasileiro para o Socialismo.

As opiniões expostas neste artigo não refletem necessariamente a opinião do Portal Vermelho
Autor