Construção, do verbo cuidar da nossa vida

Da ideia de empilhar em conjunto temos construir. Vê-se que, desde a origem da palavra, não é sozinho que se ergue nenhum grande projeto. A bem da verdade, nem a nossa própria vida dá pra encaminhar sozinho mesmo, o tempo todo. Temos parte da tarefa, mas não fazemos isso sem o outro, sem estarmos em relação com alguém. A própria ideia de estar sozinho é de estar sem alguém, sem o outro.

A vida na terra, a aparência do planeta, tudo em torno de nós está repleto de trabalho humano, construção de mundo do ponto de vista material, cultural e implicando o que e como sentimos a experiência de estarmos vivos. Os sistemas políticos e econômicos, as leis, tudo isso é construção humana, e demonstra nosso imenso potencial.

É contraditório, portanto, haver pessoas que não percebem em si este potencial. Contraditório, mas não inexplicado. Se pensamos numa criança pequena, ela nasce "sabendo" mamar e chorar quando se sente desconfortável, embora não conheça nenhuma dessas palavras que eu escrevi para falar delas. Tudo vai sendo ensinado e aprendido, muita coisa ela vai tentar descobrir por iniciativa própria. Portanto, se a ensinamos cedo a comer legumes ela aprende; se você ensina primeiro a comer doces e beber refrigerantes, ela aprenderá.

Se dizemos pra ela que não é capaz, baixamos sua autoestima e dificilmente ela se reerguerá sem ajuda, muita ajuda. Se, ao longo da vida, ela vê dia e noite peças publicitárias, mesmo as que atendem pelo nome de novelas ou filmes, dizendo que "beleza é tal cosmético", dizendo que tem de ter o corpo assim, o comportamento tal, e vê muita gente em volta seguindo essas "orientações", tem isso como rumo natural. Ontem mesmo vimos estarrecidos certo candidato afirmar que família é pra procriar.

O ser humano é a espécie de composição complexa, na qual nem o eu é algo único; não contentes com o espaço físico no mundo, criamos a internet. Olha a humanidade: um escritor escreveu histórias sobre navegar num super submarino antes de o submarino existir; viagem ao centro da terra. Aliás, a poesia era pra onde recorria Freud como forma de perceber e pensar sobre o inconsciente, entendendo que um eu só não daria conta de tão complexo animal.

Ao longo da nossa trajetória pela história, foram construídos diferentes sistemas de governo, com respectivos modelos econômicos e de produção. O capitalismo não é o natural do ser humano, é um destes sistemas, portanto pode ser substituído por outro. E é bom que se diga que ele vai mudando, se adaptando. A proposta de sociedade socialista não pode ser descartada definitivamente, portanto. Pelo contrário, é mais do que tempo de estudarmos os clássicos, de estudarmos as experiências, a história desse período. Ver sim os erros, as incompreensões, os interesses, o que deu errado. Ver sim o que se pode fazer quando a produção do conjunto da sociedade não é posta a serviço de meia dúzia de pessoas.

Um dos grandes trunfos, digamos, do capitalismo para se manter é, sem dúvida o campo da propaganda. Vender que é natural uns terem muito e outros terem pouco, e que cabe a cada um individualmente chegar lá, "Você S.A", quando nós somos uma espécie que não vive sem o outro.

As opiniões expostas neste artigo não refletem necessariamente a opinião do Portal Vermelho
Autor