A esquerda bem informada
A esquerda bem informada

Beatriz Helena de Souza

Acadêmica de Literatura da Língua Portuguesa
Sobre concessões de serviços púbicos, um tema para o ano inteiro 

(Parte 1)
Vários serviços públicos no Brasil operam "sob concessão", sendo explorados pelo setor privado e é só isso mesmo que está acontecendo: a iniciativa privada explora os serviços, ou seja, busca lucro com isso. A qualidade dos serviços é, em geral, tão ruím que se referir aos serviços oferecidos em termos de qualidade soa mesmo como um deboche.

Todo dia nascem pessoas. Todo dia morrem pessoas.

São fatos da vida nascer e morrer, começar um percurso e ter ele terminado. Mesmo quando temos dificuldades em aceitar, são fatos da vida.

Nem tudo que eu gostaria de falar é seguro, os jovens e a sociedade

"O homem bicentenário" é um filme em que, num futuro próximo, são criados robôs que tem a capacidade de aprender. Falo muito resumidamente. Ocorre que a capacidade de aprender e se superar, e se reinventar, é uma das nossas grandes características, nós humanos. Não é o filme o que me interessa, mas a questão da capacidade de aprender.

Qual é a escola que queremos? Como queremos que ela seja construída?

Uma das funções de quem tem filhos, abrangendo quem é responsável pela criação de alguém, é educar. Educar no sentido da convivência com o outro e com a coletividade, o que envolve boas maneiras, respeito e cordialidade; e dar instrução, que envolve a transmissão de conhecimentos desenvolvidos e acumulados ao longo da história da humanidade, nas ciências e nas artes. Falo de escola.

O governo é do povo mas o mercado de trabalho não!

Partindo do princípio, do fato de o governo federal vir num rumo de investimentos e cuidados com a educação, que não objetivo discutir aqui, é perceptível que já temos prontos no mercado muitos técnicos, mestres e doutores. E um número em crescimento, de modo que não procurarei colocar dados aqui, pois o que desejo discutir prescinde deles.

Depois das portas que a educação abriu de 2003 pra cá.

Tenho visto no facebook depoimentos de pessoas cujas vidas foram transformadas pela oportunidade que o ProUni lhes abriu de cursarem uma graduação. Como também é o meu caso, penso em falar sobre isso, mas numa perspectiva diferente. Penso na sequência que se abre após a graduação, visto que os Governos Lula e Dilma ampliaram também oportunidades nos cursos de Pós-graduação. Lá também não temos vida fácil, muito pelo contrário.

As flores de crochê, o trabalho, as pessoas, o mundo

Passado o segundo turno das eleições presidenciais, voltei tranquila à minha rotina de artesã, preparando novos produtos, fotografando e postando na página que criei para isto no face. E essas flores, se me permitem, ficaram mesmo lindas! No entanto, uma preocupação vem crescendo em mim há alguns anos e penso que começar a falar dela pode oferecer alguma contribuição, pra mim inclusive, sobre o mundo composto por pessoas.

Um comício na Cinelândia com Dilma, mesmo sem ela lá!

Sim, a frase que dá título a esta postagem é algo estranha, sou obrigada a concordar. Mas, foi isso mesmo que aconteceu ontem: um lindo encontro com gente de todo o tipo rumo à vitória de Dilma neste segundo turno das eleições brasileiras. Bom, disso todos sabemos.

A carta de Dilma pelos 80 anos de FHC

Curiosamente, a propaganda eleitoral do PSDB forneceu mais um exemplo de como a Presidenta Dilma entende bem o seu papel como chefe do executivo do nosso País. Por ocasião do aniversário de 80 anos de Fernando Henrique Cardoso, que foi Presidente do Brasil, aquele que passou a faixa presidencial ao Presidente Lula, um momento importante para a democracia brasileira após a ditadura militar e o conturbado Impeachment de Fernando Collor de Melo.

É de sonhos que somos feitos

Domingo já está chegando. Eleições 2014. Voto na urna, sem blá blá blá. Como acontece em todas as eleições, todos falam de educação: que é o melhor caminho para os nossos jovens, que tem de ter escola assim e assada, que tem de ter formação profissional pro jovem conseguir logo colocação profissional, e mais outras pautas. Até aí, problema nenhum. E, por conseguinte, necessariamente, solução também não.

Construção, do verbo cuidar da nossa vida

Da ideia de empilhar em conjunto temos construir. Vê-se que, desde a origem da palavra, não é sozinho que se ergue nenhum grande projeto. A bem da verdade, nem a nossa própria vida dá pra encaminhar sozinho mesmo, o tempo todo. Temos parte da tarefa, mas não fazemos isso sem o outro, sem estarmos em relação com alguém. A própria ideia de estar sozinho é de estar sem alguém, sem o outro.

A educação, o transporte e os cidadãos

Com a aproximação do dia 5 de outubro e considerando que todos os candidatos falam de educação como caminho para o Brasil, falemos um pouco sobre a educação. Gosto de falar do detalhe, tenho colegas que falam da conjuntura, como o José Reinaldo de Carvalho. Acho que é interessante termos pontos de vista diferentes para considerar. Este texto terminará com a seguinte frase:

1 2