Contag realiza 13º Congresso

.

Trabalhadores rurais na manifestação em Eldorado dos Carajás l Foto: Sebastião Salgado

De 6 a 8 de abril próximo, a Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais, Agricultores e Agricultoras Familiar – Contag – realiza o seu 13º Congresso. Será o primeiro congresso da Contag, em seus 57 anos de existência, a realizar-se virtualmente, devido à pandemia da Covid-19.

A Contag representa 15,7 milhões de agricultores familiares e 10 milhões de ocupações associadas, vinculados a acampamentos e assentados da reforma agrária, meeiros, comodatários, extrativistas, quilombolas, pescadores artesanais e ribeirinhos. Esse universo ocupa o 8º lugar entre os produtores mundiais de alimentos e é representado por 27 federações e mais de quatro mil sindicatos.

O programa da Contag é chamado de PADRSS – Projeto Alternativo de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário e tem como principais bandeiras a luta por uma reforma agrária ampla e massiva, de qualidade e participativa, ampliação e fortalecimento da agricultura familiar e outras questões sociais dos homens e mulheres que labutam no campo.

O 13° Congresso debaterá o Plano Sustentar, com três eixos: gestão administrativa e financeira, formação e comunicação. Além disso, foi disponibilizado para debate um documento político que avalia a atual conjuntura do país e define um plano de lutas para o próximo período.

Para a direção da Contag, a situação do Brasil é marcada pela grave crise do capitalismo que vem desde 2008, a grande financeirização da economia, o avanço da ultradireita e suas práticas negacionistas e uma política liberal que tem como base a tese de que a “Constituição não cabe no orçamento”.

Para enfrentar essa realidade, a Contag defende candidaturas orgânicas do movimento dos trabalhadores e trabalhadoras rurais e uma agenda que incorpore a luta em defesa da vida, da democracia, dos direitos, da justiça social, meio ambiente e desenvolvimento rural sustentável e solidário.

As principais formas de luta da Contag são os acampamentos pela reforma agrária e agricultura familiar, Marcha das Margaridas e Festival da Juventude Rural. No Congresso, os delegados e delegadas deverão aprovar novas estratégias de luta, com foco no fortalecimento da agricultura familiar e na regularização fundiária, enfrentamento do êxodo rural da juventude e ampliação da assistência técnica e extensão rural.

A CUT e a CTB são as duas centrais sindicais com maior representatividade no Sistema Contag. O 13º Congresso deve eleger uma nova direção unitária, atualizar o Plano Sustentar e o documento político e reforçar a unidade com amplas forças sociais e políticas para derrotar o governo Bolsonaro e abrir novas perspectivas para o país. Parabéns à Contag pela realização do seu 13º Congresso!

As opiniões expostas neste artigo não refletem necessariamente a opinião do Portal Vermelho
Autor

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *