Defesa com função social

O processo de modernização das Forças Armadas do Brasil avança com características que distinguem a ambivalência da Política de Defesa Nacional. Na medida em que o País reforça sua capacidade defensiva o faz incorporando equipamentos que além da função militar têm utilidade social.

 É o caso do Navio Doca Multipropósito Bahia, adquirido da França para servir à Marinha, e do avião cargueiro militar KC-390, projeto da Força Aérea Brasileira executado pela Embraer – ambos visitados e apoiados nesses dias pela presidente Dilma Rousseff.

O Bahia é um reforço poderoso à necessidade estratégica da defesa nacional. Pode transportar tropas de fuzileiros navais e do Exército, embarcações de desembarque, anfíbias e helicópteros, que têm poder de fogo para imobilizar ou destruir navios de superfície e submarinos. Mas é multipropósito em suas finalidades, pois, além do desempenho militar, serve a missões da defesa civil e dispõe de um complexo hospitalar para atendimento de emergência em catástrofes e de rotina em regiões menos assistidas.

O KC-390 é a maior e mais moderna aeronave projetada e fabricada no Brasil. Com 32 metros de comprimento, transporta até 26 toneladas, incluindo carros de combate, helicópteros e uma brigada de 64 paraquedistas equipados. Voa a 870 km/h e tem alcance de 6.019 quilômetros, e, também ultrapassando o ofício militar, pode ser usado para apagar incêndios florestais e em missões humanitárias, de busca e resgate, comportando um hospital de emergência. Mas a principal distinção do avião é ser um produto inovador da indústria de defesa nacional, baseado na modernidade tecnológica da Engenharia Aeronáutica, um setor em que o Brasil se destaca entre os países mais desenvolvidos.

Com essas iniciativas, as Forças Armadas exercem seu papel constitucional de assegurar a defesa do Brasil ao mesmo tempo em que continuam a desempenhar a histórica função social de atender a necessidades do povo brasileiro.

As opiniões expostas neste artigo não refletem necessariamente a opinião do Portal Vermelho
Autor