DJ AfRoRaizz: Hip-Hop com identidade venezuelana

Se ouvirmos atentamente, há um contra-ponto baseado na música rap e o conteúdo das letras que pode parecer que está longe do hip-hop. Mas o que é incontestável é que, se no modo de cantar as métricas de rima do rap está presente. O mesmo não acontece com




Portanto, se temos essa rica herança, pra que copiamos estilos fora de nosso cultura, e não valorizarmos criar os nossos próprios recursos que a história venezuelana nos oferece?


 


Para os produtores das bases, acredito que devemos criar um seminário onde
pesquisemos todos os estilos de música tradicional venezuelana e em seguida. Identificar quais são os que mais se adequam ao hip-hop, para fundirmos.


 


Sabemos que a base rítimica do hip-hop é 4×4, bateria, baixo, samplers e scratchs, mas a partir daqui você pode fazer verdadeiras obras com um pouco de criatividade e imaginação.


 


No nosso caso, se estamos dedicados à procura dos sons da música tradicional venezuelana, que poderíamos criar coisas próprias. De modo a fazer uma base com cumaco, quitiplas, asno e puya (instrumentos musicais afro-venezuelanos). No lugar de usar bateria eletrônica, ou porque não fundir estes instrumentos com os nossos?


 


Imagino que isso acrescentar qualidade, com atraso. Seria o caminho do hip-hop venezuelano? Seria muito mais do que têm mostrado até aqui. Nos mantemos refém do hip-hop gringo cantado em Porto Rico e Venezuela.


 


Quero reforçar que não estou desrespeitando o trabalho de pessoas que vem lutando por anos e exprimindo suas idéias em cima de uma base através de suas músicas. Também não quero que pensem que estou idolatrando os grupos nacionalistas extremistas. Transformar suas músicas num espécie de hip-hop joropo (uma espécie de música sertaneja venezuelana).


 


Não tenho a intenção de me afastar dos meus amigos, nem de tudo isso. Estou simplesmente demonstrando interesse em aprender sobre as nossas raízes e valores culturais para ver o benefício que pode ser tirado a partir disto.


 


Termino com o seguinte pensamento: Como acreditar que o Orishas, grupo de rap cubano encontrou seu lugar no mundo? Não foi apenas imitando a já desgastada formula do hip-hop nos EUA. Portanto vamos pesquisar manos, vamos explorar nossas raízes, comparar. Com a experiência musical garanto que o resultado final será um excelente hip-hop venezuelano, único no mundo de qualidade de exportação.


 


DJ AfRoRaizz é Marcel A.k.a, venezuelano da republica oeste.

As opiniões expostas neste artigo não refletem necessariamente a opinião do Portal Vermelho
Autor