O debate sobre o PIB: ''estamos fazendo a conta errrada''

Quando o navio petroleiro Exxon Valdez naufragou nas costas do Alaska, foi necessário contratar inúmeras empresas para limpar as costas, o que elevou fortemente o PIB da região. Como pode a destruição ambiental aumentar o PIB? Simplesmente porque o PIB ca

Na metodologia atual, a poluição aparece como sendo ótima para a economia, e o IBAMA vai aparecer como o vilão que a impede de avançar.  A análise é de Ladislau Dowbor. 


 


 


''Crescer por crescer, é a filosofia da célula cancerosa'' – Banner colocado por estudantes, na entrada de uma conferência sobre economia.


 


 


PIB, como todos devem saber, é o produto interno bruto. Para o comum dos mortais que não fazem contas macroeconômicas, trata-se da diferença entre aparecerem novas oportunidades de emprego (PIB em alta) ou ameaças de desemprego (PIB em baixa). Para o governo, é a diferença entre ganhar uma eleição e perdê-la.


 


 


Para os jornalistas, é uma ótima oportunidade para darem a impressão de entenderem do que se trata. Para os que se preocupam com a destruição do meio-ambiente, é uma causa de desespero. Para o economista que assina o presente artigo, é uma oportunidade para desancar o que é uma contabilidade clamorosamente deformada.


 


 


Leia o texto integral de Ladislau Dowbor em Carta Maior



 

As opiniões expostas neste artigo não refletem necessariamente a opinião do Portal Vermelho
Autor