O dia que o hip-hop virou lei

Porto Alegre 26 de dezembro de 2007.
É com enorme satisfação que escrevo esta carta, com o objetivo de divulgar a todos que possa interessar, que o dia de hoje certamente será lembrado como ''O dia que o hip-hop virou lei em Porto Alegre!''

E foi isso mesmo que aconteceu, eu vi com os meus próprios olhos aliás eu, juntamente com outros camaradas do movimento hip hop ajudamos a escrever linha por linha, o Projeto de Lei que foi apresentado para votação na ''ordem do dia'' da Câmara Municipal de Vereadores de Porto Alegre.

Esta conquista, faz a gente ter certeza que é possível sim continuar lutando pela causa que acreditamos, faz com que tenhamos cada vez mais força para passar por qualquer obstáculo em nosso caminho, afinal já estamos acostumados com as dificuldades diárias. A frase '' Tô na correria'' já faz parte do nosso vocabulário, assim… não desistimos nunca.

O ano de 2007 foi um ano diferente de todos os outros aqui em nossa cidade, em nosso Estado. Estivemos na linha de frente de vários acontecimentos e por incrível que pareça, houve momentos de muita unidade, de muita união, talvez pelo fato de estarmos passando por um fase de transformação aqui no Sul. Estivemos em várias cidades no interior do estado e o que sentimos, foi a vontade de muitos manos e muitas minas, de passar uma borracha nas discórdias do passado e ajudar a salvar a cultura hip-hop.

Durante muito tempo fiquei esperando por alguém que liderasse o movimento e mobilizasse a gente para podermos pressionar as autoridades locais, mas essas lideranças não apareceram. Assim como eu, muitos outros manos também ficaram esperando, quando percebemos que a ajuda não viria, tivemos que assumir este papel, e passar a comandar as ações em nome do que sempre almejamos, colocar o hip-hop em um patamar de respeito e de credibilidade.

Eu me perguntava: se nossa cultura é uma forma de transformação social e de protagonismo juvenil legítima, por quê a prefeitura e o governo do estado não nos respeitavam, por quê? Por quê apenas nós, que somos integrantes desta cultura acreditávamos que ela deveria ter um lugar de destaque dentro de nossa sociedade, por ser uma ferramenta de inclusão e de visibilidade de jovens que cresceram em situação de extrema vulnerabilidade social?

Tenho certeza hoje, mais do que nunca que muitos outros irmãos, também se fizeram estas mesmas perguntas. De tanto pensarmos acabamos encontrando o caminho e como sempre, de maneira auto didata, não demorou muito para passarmos a bolar um plano! Foi aí que houve uma única fagulha e deu no que deu, se nós temos a Semana da Consciência Negra instituída como Lei, por que não construir uma lei que garantisse também a Semana Municipal do Hip-Hop?

A partir daí, foi um mano ligando para o outro, todos sedentos por este mesmo objetivo, criar uma lei que estivesse no calendário anual da cidade de Porto Alegre, que determinasse a Semana Municipal do Hip hop e, quando percebemos, haavíamos contaminado todos os vereadores da Câmara Municipal e de forma unânime todos votaram e aprovaram pela primeira vez no Rio Grande do Sul, uma lei que garantirá uma vez por ano a começar pelo ano de 2008, no mês de maio A semana do hip-hop em Porto Alegre.

Essa vitoria não é minha e muito menos dos demais que protagonizaram este feito e sim, é uma vitoria de todos que fazem parte do hip hop do Brasil e do mundo.
Não posso deixar de agradecer ao Vereador Sebastião Mello, a Vereadora Maristela Maffei e a todos os demais vereadores da Câmara Municipal de Porto Alegre, aos Rappers PX, TIRIRICA, White Jay, Guibbis e a todos que acreditaram que um dia que o hip-hop viraria lei, aqui em Porto Alegre.

É nóis!

As opiniões expostas neste artigo não refletem necessariamente a opinião do Portal Vermelho
Autor