Pré-história x Realidade Nordestina

Domingo, 28 de maio de 2006

Cheguei em São Paulo havia cinco dias, com propósito de encontrar um pessoal de uma entidade, mas dia 28 fui acompanhando o Toni para uma plenária da UJS em Carapicuíba, cidade da grande São Paulo, que

No começo, admito que não sabia bem do que se tratava, até  porque tinha vindo a São Paulo para outros afazeres. Quando as pessoas na mesa começaram a falar, notei que se tratava de uma galera de atitude, notável pela vontade de luta por um ideal.

Mas nessa mesma "mesa" alguém lançou uma "pérola" no ar que atingiu, em cheio, meus ouvidos. Estava tudo muito bem até escutar estas palavras: “O Nordeste é a pré-história!”

Opa! Que susto! Eu, nordestina, estava lá. Olha que sou nordestina com orgulho, e sei a intenção não foi de falar mal do nordeste, me desculpe, mas não soou muito bem… Bendita ignorância?…Tamanha ignorância? Pois poderia ter explicado melhor… É, até que esperei por esse momento, mas fiquei sem explicação e se houve alguma, não notei! Estava falando das dificuldades que as pessoas passam para conquistar algo e citou o nordeste e infelizmente alguém faz essa comparação triste! Foi infeliz.

Mas isso não foi a única coisa que mexeu comigo, que me deixou de mau humor o resto do dia. Aflita e a fim de extravasar…

Não vou dizer que só peguei as coisas más que escutei em São Paulo…, não é isso… Mas o que ouvi foi gritante para meus ouvidos… Tipo: "Se o nordestino parasse de vir  pra São Paulo, não teria tanta pobreza, eles têm  uma imagem daqui que não é real"! Ora, ouvir isso dói, até porque o êxodo de nordestinos para São Paulo se deu no começo da história da formação deste estado e eles foram trazidos para cá para serem explorados pela mão-de-obra barata, embora permanecendo aqui esse êxodo venha perdurando pela desassistência governamental aos nossos brasis. Então vamos aclamar os nordestinos que construíram para os paulistas essa metrópole tão bem amada e querida por todos os brasileiros.

O pior ainda é saber que as pessoas que falam isso não conhecem o nordeste. Não falo daquele nordeste faminto, seco, pobre cantado e decantado em livros e pinturas, mas do nordeste forte, sadio, sábio, desbravador, grande, que hoje compete com outros Estados de cabeça erguida e respeitosa, sempre capaz de se igualar aos outros. Nem mais, nem menos.

Se o desejo da pessoa era o de atingir, parabéns conseguiu! Senti o meu corpo queimar, não sei se de raiva, de pena, da pessoa que falou. Tentei explicar porque isso acontece. Não sei se surtiu efeito… Sei também que essas opiniões são próprias de certos tipos de pessoas. Por isso não posso julgá-las más! Isso não! Só acho que todos nós temos que acordar  para a realidade e para o porquê das coisas acontecerem da forma que acontecem!

Mas depois de tudo isso, eu tive uns momentos de lavagem d'alma; além de Toni conversar muito comigo e ficar sabendo qual a visão dele diante desses fatos e isso ter me ajudado muito, imagine agora, ele acompanhado do Aliado G., vixe…Esse cara é o cara… Sincero, não precisa medir palavras, afinal ele sabe usá-las…

        

Estávamos Aliado G, Toni e eu indo para Itaquaquecetuba, para uma reunião e, nessa viagem o Aliado me pergunta: "Aê Nina, quais são as novidades do Recife?" Eu respondi claro… Na verdade ele tinha algo para dizer. Então o deixei à vontade!

Ele dizia que nunca tinha conhecido um lugar como Pernambuco, onde tem tanta riqueza cultural… "Que não tinha um lugar no Brasil com tanta musicalidade como em PE". Falou ainda que… "Pernambucano não nasce, estréia…" por isso que tínhamos tantos artistas. Comentou ainda do show que o Face da Morte, seu grupo de rap, fizeram no Pátio de São Pedro, localizado no centro do Recife. Falou de ter gostado pra caramba daquele show, e que ali se encontrava perto dos seus ancestrais, o que o tinha emocionado muito. "O bagulho é loco"!

Quer mais? Não só foi isso que ele falou… As palavras dele soaram como antibiótico para uma ferida que se abrira dentro de mim… Não estou aqui querendo dizer que ele é o dono da situação, melhor que esse nem aquele, mas, foi um cara que, diante de tantas coisas que já viu, aprendeu a não forçar uma situação e a não se esforçar para emitir suas opiniões. Acredito "piamente" como dizemos no Nordeste, que sei que o que ele falou veio do coração e sou grata a ele por isso.

Falar de um nordeste que é apenas visto por televisão é muito fácil… Vamos respeitar essa terra que nos tem dado tanta gente boa, de Lampião e Maria Bonita aos mais atuais lutadores que usam a voz e instrumentos para suas cirandadas, seus côcos, seus rappers, seus baiões, seus maracatus, seus afoxés e claro seus frevos, entre outros ritmos que requerem respeito e muita, mas muita atenção.

Nordestino é assim mesmo, têm garra para suas músicas, suas contestações e luta até alcançar a glória. É um povo guerreiro, rico de alegria sonhadora e que se vai tentar a vida em outra cidade o faz por ingenuidade, (isso só o nordestino tem) onde a ilusão e o sonho vão mais alto que a realidade.

Nordestino, motivo de pobreza de São Paulo? Todo o Brasil hoje sofre com a pobreza que cresce cada vez mais e, não são os nordestinos os responsáveis.

Todos nós temos nossas culpas. Onde estão elas? Na casa de cada um; na educação que damos (ou não damos) aos nossos filhos; no governo que escolhemos e nos julgamentos precipitados? Eis a culpa. Eis os culpados. Nós próprios, que falamos dos nossos irmãos tentando desagregá-los e, porque não dizer discriminá-los, tentando diminuí-los ou acusá-los não somos culpados? Então…

É preciso que se conheça o nordeste. Venham por Recife. Vocês vão desembarcar no melhor aeroporto no Brasil na atualidade. Vão passear no melhor e maior Shopping da América Latina. Vão visitar o Atelier de Francisco Brennand o maior ceramista, escultor e pintor conhecido e famoso em todo o mundo. Vão visitar o Instituto Ricardo Brennand, famoso castelo construído com um dos maiores acervos históricos em armas do mundo, vamos conhecer o Alto José do Pinho, Água Fria, Morro Mãe Luiza (Natal) etc… Um dos maiores exemplos que não precisamos ir muito longe pra conhecermos "sábios" no rap… E vamos conhecer a favela de Entra a Pulso, Roda de Fogo, entre outros… Que não é melhor nem pior que a dos outros lugares. Sempre favela. Mesma pobreza. Mesma rejeição. Aqui, pobres e ricos pisam os mesmos lugares. Os pobres não têm medo das luzes brilhantes dos shoppings, nem os ricos de se misturarem com os pobres nos carnavais de rua. Aqui existe autenticidade.

Quase esqueci, não vivemos nas cavernas, não somos nômades, não estamos descobrindo o fogo, nem a roda, não caçamos por necessidade, hoje se caça por prazer, apesar de eu ser contra, sim, plantamos para nossa sustentação, no sertão, no agreste… É desses que estavam falando? Eles passam fome, eles têm sede e o dinheiro fica represado nos bancos de São Paulo com sede na avenida Paulista. E quaisquer que fossem os motivos para irem em busca dos seus sonhos, jamais o preconceito era para se levantar contra esse povo.

No nordeste seguirei sempre com a frota, com as mais finas rosas e com as mais fortes prosas! 

As opiniões expostas neste artigo não refletem necessariamente a opinião do Portal Vermelho
Autor