A esquerda bem informada
A esquerda bem informada

Cultura

Tatuapé bicampeã: “Minha alegria não cabe no peito”, afirma Leci 

O bicampeonato da Acadêmicos do Tatuapé no carnaval de São Paulo fez a sambista e deputada estadual do PCdoB-SP, Leci Brandão, extravasar sua alegria através das redes sociais. A vitória da escola da zona leste, cujo enredo fala do Maranhão, também foi saudada pela cantora Alcione, que é maranhense.

O desfile da Tuiuti, a história e aquilo que a Globo não conta

Todo mundo já sabe o escândalo do golpe pelas mãos, pés, plumas, samba e alegorias da Tuiuti.

Por Conceição Oliveira*, do blog Maria Frô

"Playlist", as inesquecíveis canções sentimentais de Olímpio Cruz 

"Playlist – Crônicas Sentimentais de Canções Inesquecíveis" conta histórias e mostra os contextos culturais e sociais do momento em que 27 canções marcaram a vida do autor.

Por Xandra Stefanel, para a RBA

Carnaval 2018 foi um dos mais politizados do Brasil

Celebrações em todo o país ridicularizaram líderes políticos locais e mundiais, se voltaram contra violência, corrupção e intolerância – e desafiaram limites. Ápice foi "Brasil monstruoso" pintado no Sambódromo.

Filha de escravos luta para manter viva tradição musical do jongo

 Quase ninguém a conhece pelo nome de batismo, Maria de Lourdes Mendes. Ela atende mesmo por Tia Maria do Jongo, o sobrenome artístico emprestado da manifestação cultural que a rodeava desde que saiu da barriga da mãe, e que luta há quase um século para manter viva, ao longo de seus 97 anos de jongueira.

Por Júlia Dias Carneiro, da BBC Brasil

 Copacabana, a princesinha do samba-canção

Era um bairro, uma canção ou um gênero musical? Ao cabo de dez anos de pesquisas, o jornalista e produtor paulistano Zuza Homem de Mello, de 84 anos, apresenta o livro Copacabana – A Trajetória do Samba-Canção (1929-1958), que interliga aquelas três dimensões (além de outras) para contar uma única e maiúscula história.

Por Pedro Alexandre Sanches

Beija-Flor e "os filhos abandonados da pátria que os pariu"

Seguindo os passos de outras escolas que politizaram a Sapucaí, como Paraíso do Tuiuiti e Mangueira, na segunda-feira 12 foi a vez da Beija-Flor de Nilópolis fazer a sua crítica à política nacional. Última a cruzar a avenida, a escola optou por fazer um paralelo entre Frankstein, romance de Mary Shelley que completa 200 anos e as mazelas brasileiras.

Por Ana Luiza Basílio

O dia em que o frevo virou patrimônio imaterial da humanidade

Em harmonia frenética, os dançarinos esticam e recolhem pernas e braços, empunham sombrinhas coloridas e arriscam acrobacias. Os foliões parecem ligados no 220 ao seguir o sopro eletrizante de trompetes e trombones, as baquetas atacando o couro da caixa feito metralhadoras, no compasso de tubas e surdos. O sangue parece ferver, e uma corruptela desse verbo batiza o ritmo: frevo. 

Chico Buarque e o carnaval na visão das novas gerações

Há anos, em todo Carnaval eu me lembro de Chico Buarque de Hollanda…

Por Mouzar Benedito

Guerreiros do Passo mantêm vivo o frevo de antigamente

Cortando Jaca, Abanando o Fogareiro, Coice de Cavalo, Corta Capim e Currupio, passos históricos de Frevo que renasceram nas mãos dos “Guerreiros do Passo”, um grupo recifense dedicado ao resgate do carnaval de antigamente. Os movimentos esquecidos são recuperados e reintegrados por meio de pesquisas e performances feitas por seus integrantes.

Politização dá o tom no carnaval do Rio de Janeiro

A folia que toma conta do Rio de Janeiro é marcada por uma forte politização, no Sambódromo e nas ruas. Na avenida, será a mais intensa observada em quase três décadas. Entre as 13 escolas de samba do Grupo Especial, a elite do Carnaval carioca, sete irão apresentar enredos de cunho político-social.

Por João Soares

Paraíso da Tuiuti leva "Vampiro neoliberalista" ao Sambódromo do Rio

Sem dúvida o destaque da noite deste domingo (11) no carnaval do Rio de Janeiro foi a escola de samba Paraíso da Tuiuti que usou o desfile para fazer uma crítica social contundente ao golpe de Estado de 2016 e suas consequências.

1 145 146 147 148 149 673