Bolsonaro e a arquitetura da destruição

Documentário de Peter Cohen mostra como a arte foi usada
como ferramenta para um projeto de poder totalitário

Aproveitando a justa e necessária onda de repúdio ao discurso do secretário nacional da Cultura, Roberto Alvim, postado no Twitter nesta quinta-feira (16), no qual ele plagia discurso do ministro da Propaganda de Adolf Hitler, Joseph Goebbels (1897-1945), recomendo fortemente um documentário de 1989, Arquitetura da Destruição (Peter Cohen, Suécia).

O filme, que pode ser assistido na íntegra e legendado no YouTube, mostra como a arte foi usada como ferramenta para um projeto de poder totalitário. Explica o aspecto cultural do nazismo, a loucura de Hitler e o que o levou a praticar o genocídio em massa. Através de um calculado projeto de propaganda coordenado por Goebbels, ele associava judeus a pragas, justificando, subliminarmente, o uso do gás como forma de conter o avanço de seres indesejáveis – na visão torta dele.

Hitler cultuava um padrão estético rígido, baseado na antiguidade greco-romana. Com a Grande Exposição de Arte Alemã, inaugurada em 1937, buscava afirmar esse padrão em contraposição ao que chamava de “arte degenerada”. A arte degenerada, naquele caso, era a arte de vanguarda, cubista, modernista, que expressava a realidade e os conflitos sociais – e não apenas a supremacia e o ideal de beleza. Segundo ele, a arte “degenerada” era fruto de mentes degeneradas. Muitas delas de artistas judeus.

Interessante e assustador notar que muitos elementos da doutrina nazista são disseminados no senso comum dos dias de hoje. Em diversas passagens do filme, saltam aos olhos semelhanças do pensamento de Adolf Hitler com o discurso do governo Jair Bolsonaro, como a negação da arte popular, contestadora, da vanguarda artística e cultural e a rigidez de um padrão estético clássico.

Isso demonstra uma visão totalitária, elitista e discriminatória da sociedade, que pode ser muito perigosa.

Autor

Um comentario para "Bolsonaro e a arquitetura da destruição"

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *