A esquerda bem informada
A esquerda bem informada

Carolina Maria Ruy

Jornalista, pesquisadora e coordenadora do Centro de Memória Sindical (CMS). É autora do livro O Mundo do Trabalho no Cinema.
A Folha amarelou

A Folha iniciou sua campanha “Amarelo pela democracia”, copiando a cor usada na campanha das Diretas Já de 1983-1984.

Cazuza, morto há 30 anos, exprimiu o sentimento de sua geração

Cazuza foi leve, alegre, intenso, denso e profundo, até o dia de sua morte, há exatamente três décadas. Suas ideias, sob o governo Bolsonaro, estão vivíssimas.

Seis filmes para refletir sobre a identidade nacional

Não se trata de uma lista dos melhores ou mais representativos filmes nacionais. Trata-se, sim, de sugerir bons filmes que falam sobre a alma sobretudo dos trabalhadores brasileiros

A face humana de Lênin, por Carolina Maria Ruy

“As fotos de Lenin oferecem uma dimensão mais íntima e pessoal do líder, reforçando seu caráter afável e risonho. A nova visão aberta aqui não diminui sua autoridade e importância”

Março de 1964: acontecimentos que antecederam o fatídico dia 31

A despeito da grande ebulição política e social que vivemos agora, marcada por incertezas e constantes reviravoltas, o março de 2020, para frustração do presidente, não parece vocacionado para o golpe como foi o março de 1964

Abstinência ou desbunde não resolvem o problema da gravidez precoce

Não cabe ao Estado culpar o indivíduo por um problema que se tornou coletivo. O que o poder publico precisa é buscar uma solução efetiva.

Bolsonaro e a arquitetura da destruição

Documentário de Peter Cohen mostra como a arte foi usada
como ferramenta para um projeto de poder totalitário