A esquerda bem informada
A esquerda bem informada

Carolina Maria Ruy

Jornalista, pesquisadora e coordenadora do Centro de Memória Sindical (CMS). É autora do livro O Mundo do Trabalho no Cinema.
10 anos sem Ibrahim, o metalúrgico que dedicou a vida aos trabalhadores

Em 1968, com apenas 20 anos, José Ibrahim (1947-2013) liderou um dos mais audaciosos protestos contra a ditadura militar. Foi preso, torturado e perseguido.

Moïse Mugenyi: mais um trabalhador assassinado

A sociedade está perdendo a capacidade de ter uma visão de classe trabalhadora e que a grande imprensa trabalha para aprofundar o dogma do individualismo, da alienação e da despolitização

Lula defende educação, ciência e tecnologia como base para o desenvolvimento

Além de apontar um caminho sólido e inclusivo para o desenvolvimento nacional e de se opor radicalmente a uma política de desmonte da educação, da ciência e da tecnologia, Lula, em seu artigo, faz um aceno diplomático à China. É mais um sinal de uma postura contrária a de Bolsonaro que trabalhou para destruir a importante relação que há entre os dois países.

Em “Não Olhe para Cima”, a crise vem do nada, por Carolina Maria Ruy

“É uma comédia que faz do escracho a denúncia do absurdo. A trama em torno da descoberta de um cometa que destruirá a vida na Terra se fecha nas relações entre cientistas desesperados, governo negligente e uma imprensa frívola”

Led Zeppelin IV, lançado há 50 anos combinou contrastes e mudou a história do rock

O álbum traz elementos da psicodelia, um pouco do folk e apresenta arranjos mais robustos.

Getúlio Vargas comandou a modernização do Brasil

No dia 24 de agosto de 1954, há 67 anos, o presidente Getúlio Vargas se suicidou. Em seus últimos dias de vida ele foi atormentado por uma grande pressão por parte do exército, do congresso nacional e da imprensa. Seu suicídio causou comoção popular repercutindo nas forças políticas da época. Segundo historiadores, com esta atitude drástica ele conseguiu adiar por dez anos um golpe militar que poderia eclodir em 1954.

Do Encouraçado a Daniel Blake, 91 anos de filmes sobre trabalhadores

Não há arma melhor para combater a alienação do que o conhecimento organizado e, sob sua asa, um dos seus mais nobres subprodutos: a cultura

Carolina Ruy: Benedito João dos Santos Silva Beleléu, Vulgo Nego Dito

Essencial em Itamar era sua condição de homem bruto e marginal na concretude da cidade

Reflexões sobre José Carlos Ruy, meu pai

Ter sido educada por ele, exposta a este ambiente intelectual e ao mesmo tempo, à realidade de uma família operária e trabalhadora, foi um grande privilégio para mim e para minhas irmãs Luciana e Mariana. Isso nos deu uma formação política e cultural desde sempre. Plantou em nossa consciência uma visão crítica da sociedade e a paixão pela arte, pelas ciências e pela história.

Mulheres e luta de classes: o exemplo das trabalhadoras em telecomunicações

Palestra proferida no evento “Conversa entre mulheres 3” realizado pelo Sintetel-SP em 8 de março de 2021.

Os Companheiros, um filme sobre a organização dos trabalhadores

As massas precisam de um intelectual, que venha de fora, sem experiência com o trabalho na fábrica, para aprender a se organizar?

John Lennon canta: Power To The People

Poder às Pessoas, clama John Lennon na música manifesto de 1971

1 2