Sem categoria

Urariano Mota: Para a campanha do Lula Livre na Europa e no Brasil

Márcia Nunes, filha do eterno Maestro Nunes do frevo, me pediu um vídeo de apoio à Caravana Lula Livre Europa. E com imensa honra me fiz presente.

Por Urariano Mota*

Lula Livre

Então gravei o vídeo e nele integrei a fala do narrador no meu romance A Mais Longa Duração da Juventude. É neste 25 de junho que o divulgo:

“Estou livre na rua e as janelas todas se abrem no espaço. Então ouço vozes, muitas vozes, e tambores. O que é isso? O que é essa alucinação? Estou na calçada, o trânsito parou. É verdade, é real, uma passeata de professores e estudantes caminha na avenida. Eles gritam, estendem faixas e pedem assinaturas num abaixo-assinado. “Mais educação, salário digno para os mestres”. Com a mão trêmula, porque estou encantado, movido e comovido, assino. E volto os olhos para os manifestantes, que são muitos e ruidosos. Pareço ouvir “abaixo a ditadura” em outras vozes, em novas bandeiras. Olho de novo e não acredito: aqueles a quem eu procurava estão todos ali. E eu a pensar que estavam mortos, velhos, doentes, alquebrados. Que míope eu sou. Então abro melhor os olhos, os ouvidos, a percepção. Meu Deus, nós somos estes jovens. Então me ponho a sorrir, a gargalhar de quem gargalhava de mim. E vejo o mais íntimo do outro nome da felicidade. Percebo agora: é a mais longa duração da juventude.”

 

* Urariano Mota, jornalista, é autor dos romances Soledad no Recife, O Filho Renegado de Deus e A Mais Longa Duração da Juventude