O Comitê Estadual do PCdoB iniciou, nesta quinta-feira (15/12), os debates sobre a luta antirracista na Bahia, no 2º Encontro de Combate ao Racismo do Partido, que acontece em Salvador, no Sinpojud, até sexta-feira (16). A primeira abordagem foi sobre o papel dos partidos de esquerda nos esforços de promoção da igualdade racial, e as reflexões já apontam para a necessidade de revisão e ampliação das táticas.
Neste domingo, 20 de novembro, é o Dia da Consciência Negra. E, como sempre desde que a comemoração foi instituída no calendário oficial brasileiro, principalmente este ano dado o quadro político brasileiro, surgirão questionamentos como: por que comemorar a consciência negra, e não a branca ou a humana?
Por Mauricio Pestana*, especial para o Portal Vermelho
A ascensão do conservadorismo no país acirra a perseguição às religiões de matrizes africanas. Praticado por 0,3% da população brasileira, segundo dados do IBGE, os adeptos relatam situações de terreiros incendiados, além de agressões físicas e verbais. No Dia da Consciência Negra, celebrado neste domingo (20), representantes do movimento negro denunciam o momento de intolerância às liberdades individuais que o Brasil enfrenta.
Por Laís Gouveia
Para debater o racismo no território gaúcho, o movimento negro realizou na última terça-feira (15), na capital gaúcha, (15) a Marcha do Orgulho Crespo, parte da semana de atividades e manifestações por todo o país contra a desigualdade racial. No início do mês, a Justiça de Porto Alegre considerou inconstitucional o feriado do próximo domingo, 20 de novembro, apesar de em várias cidades do país a data lembrar o Dia da Consciência Negra.
Vamos deixar a ilusão da democracia racial de lado e encarar nossa sociedade como ela é: cheia de separações baseadas em gênero, classe social e raça. Pessoas brancas convivem, em sua maioria, com pessoas brancas.
Por Carol Patrocinio, do Ondda
Nesta segunda-feira (25) foi comemorado o dia da Mulher Negra, Latino Americana e Caribenha, e a diretoria de Mulheres da União Nacional dos Estudantes (UNE) promove uma mobilização nacional de estudantes negras em todo o Brasil, com a hastag #FeminismoDasPretas. No Brasil, a data também é nacional, foi instituída por uma Lei de 2014, sancionada pela presidenta Dilma Rousseff, como o Dia Nacional de Tereza de Benguela e da Mulher Negra.
A União de Negros pela Igualdade (Unegro) completa nesta quinta-feira (14) vinte e oito anos de existência. A entidade, que tem como principio a luta pela igualdade racial e o combate ao racismo, luta também contra o processo do golpe que afastou a presidenta Dilma do poder e retira conquistas sociais históricas.
A deputada Alice Portugal usou a tribuna da Câmara para homenagear a ex-ministra da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, Luiza Bairros, que faleceu na manhã desta terça-feira (12). “Perdemos uma grande guerreira da luta contra o preconceito e o racismo”, disse Alice.
A Frente Brasil Popular, organização que reúne movimentos sociais, lideranças políticas e a sociedade civil organizada, realizou nesta quarta-feira (6), em Belo Horizonte, a plenária “Negros e Negras Contra o Golpe” na Casa de Direitos Humanos.
O ato Ítalo Presente! Contra o Genocídio da Infância e Juventude Preta, Pobre e Periférica ocorreu nesta quinta-feira (30) na Assembleia Legislativa de São Paulo e lembrou o assassinato de duas crianças por agentes do estado na capital paulista, um deles pela Polícia Militar (PM) e o outro pela Guarda Civil Metropolitana (GCM) neste mês.
Sob o lema “Negras e Negros no Poder e em Defesa da Vida” o 5º congresso da União de Negros pela Igualdade (Unegro) elegeu a jovem Ângela Guimarães para presidir a entidade nos próximos quatro anos. O fórum, ocorrido entre a sexta-feira (10) e domingo (13), em São Luís, no Maranhão, reuniu mais de 1000 participantes, que refletiram sobre a atual situação política do país, reforçando o combate ao golpe em curso e elencando as prioridades de sua ação política ao longo do próximo período.
A ministra das Mulheres, da Igualdade Racial e dos Direitos Humanos, Nilma Lino Gomes, pediu nesta segunda-feira (28) que os três poderes nos estados, Distrito Federal e municípios trabalhem juntos com a esfera federal para que o país supere os altos índices de violência contra os jovens negros.