Encontro antirracista do PCdoB-BA debate sobre ação partidária

O Comitê Estadual do PCdoB iniciou, nesta quinta-feira (15/12), os debates sobre a luta antirracista na Bahia, no 2º Encontro de Combate ao Racismo do Partido, que acontece em Salvador, no Sinpojud, até sexta-feira (16). A primeira abordagem foi sobre o papel dos partidos de esquerda nos esforços de promoção da igualdade racial, e as reflexões já apontam para a necessidade de revisão e ampliação das táticas. 

Encontro Antirracista Bahia - Fotos: Fernando Udo

O secretário estadual de Combate ao Racismo do PCdoB-BA, Alexandro Reis, defendeu que o novo momento pressupõe um aprofundamento na reflexão sobre o racismo e as formas de enfrentá-lo. “Não dá mais para fazer um debate genérico. Hoje, a população e o cenário no Brasil exigem que se tenha capacidade de enfrentar o problema real, de apontar o que está acontecendo e levar isso a cabo, apresentando as soluções”.

Estar em um partido de esquerda, a exemplo do PCdoB, exige engajamento na provocação e promoção do debate racial, segundo Alexandro. “Precisamos entender o que o partido pensa e qual a nossa contribuição nessa formulação. O PCdoB é um partido que tem o seu nível de produção de conhecimento, de informação, e divulga isso. Então, é importante ler e também escrever, trazer elementos para essas questões e ajudar a construir a formulação”.

A pauta do encontro inclui, também, a população indígena, com a participação de lideranças. Kâhu Pataxó, também membro da Secretaria de Combate ao Racismo do PCdoB-BA, esteve na mesa de abertura. Ao lado dele, estiveram Gerson Pinheiro, secretário da Igualdade Racial do Maranhão, Sirlene Assis (UNEGRO), Silvio Pinheiro (CTB-BA), Daniele Costa (PCdoB-BA), Ana Guedes (Tortura Nunca Mais), Raimundo Coutinho (PT), Gilberto Leal (CONEN) e Javier Alfaya (PCdoB-Salvador).

Ao todo, são cinco painéis temáticos debatidos na atividade. Além do papel dos partidos de esquerda no enfrentamento ao racismo, são discutidos o extermínio da juventude negra, a conjuntura política nacional, a autonomia econômica e a participação política das mulheres, e a experiência e desafios da atuação institucional. No final do encontro, na sexta-feira, será discutido e elaborado o Plano Estadual de Combate ao Racismo do PCdoB.

“Queremos criar uma plataforma de ações, a fim de ampliar a nossa contribuição com formulações de ações efetivas, que tenham impacto na vida do povo negro e indígena”, finalizou o secretário estadual de Combate ao Racismo do PCdoB-BA.