Pernambucano é eleito para comandar rumos da CNTE nos próximos 3 anos

O professor pernambucano Heleno Manoel Gomes de Araújo Filho é o novo presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores e Educação (CNTE). A eleição do novo presidente e da nova diretoria executiva e do conselho fiscal da entidade aconteceu neste domingo (15) durante o encerramento do 33º Congresso Nacional da entidade, realizado em Brasília (DF). Além de Heleno Araújo, também a professora pernambucana Valéria Silva passou a integrar a direção eleita.

Pernambucano é eleito para comandar rumos da CNTE - Divulgação

Dirigente do PCdoB-PE, Valéria Silva é um dos seis membros da Central de Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB) a compor a direção nacional da CNTE nesse novo período. Os demais são: Isis Tavares Neves (AM); Berê Darc (DF); Francisca Pereira da Rocha Seixas (SP); Rui Oliveira (BA); e Marilene dos Santos Betros (BA).

"Esse grupo levará a combatividade e a coerência das posições da nossa Central para o ambiente da luta nacional dos trabalhadores e trabalhadoras em educação", destacou a professora e vice-presidente do PCdoB Recife, Antonieta Trindade. A delegação da CTB Pernambuco incluiu representantes do Sintepe, Sinproja e Sinpere.

Composta por 31 integrantes, além da secretaria executiva adjunta e do conselho fiscal, a nova diretoria contempla representantes de todos os estados brasileiros e "reflete o perfil democrático e pluralista que sempre pautou a atuação da CNTE e que será intensificada na gestão que se inicia".

A eleição foi disputada por três chapas, sendo vencedora a Chapa 30 – Resistência e Luta formada por representantes do PCdoB/CTB e da CUT (Articulação Sindical +CSD/DS + Articulação de Esquerda + O Trabalho), que obteve 86,8% dos votos. O evento reuniu 2.500 trabalhadores em educação, de todo o país, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília. O ex-presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, participou da sessão de abertura do congresso, na quinta-feira (12).

Renovação

"A nova diretoria é resultado da aliança de seis forças políticas dentro da CNTE e significa em parte continuidade “já que temos quase 50% de renovação no conjunto da chapa”, avaliou o presidente eleito, Heleno Araújo, destacando que a nova composição traz diretores da antiga gestão em novos cargos e novos membros.

“Isso já é uma mudança importante. Eu, por exemplo, estava na política educacional e agora assumo a presidência. São alterações que dão um respiro para quem está mudando de posição dentro da direção e para os novos que chegam com energia e disposição para aprender e fortalecer ainda mais a luta conosco”, acredita.

Para 2017, a nova direção prevê um ano crucial, com muita união e mobilizações. “Será um ano difícil e as resoluções do próprio congresso já apontam para isto”, avalia. O calendário de luta, segundo ele, já deve começar em fevereiro antes do carnaval com a preparação para a greve geral da educação, em 15 de março.

“Vai ser um ano de fato atípico com uma dinâmica diferente de anos anteriores. Percebemos uma disposição da categoria de não perder direitos, de não mudar o processo da previdência, de manter o financiamento para a educação de forma a atender a lei de proteção da educação e as lei que estão sendo aprovadas no congresso estão na contramão de tudo isso”, ressalta.

Ainda de acordo com Heleno, as reflexões e questionamentos durante o 33º Congresso indicaram a disposição de um processo de unificação e de luta. “Mesmo as posições divergentes colocadas no congresso e a exposição dos palestrantes mostrara a necessidade de buscar esta unidade . Então, o congresso deu este tom e vamos continuar lutando por isso. A CNTE não está isolada”, destacou. O presidente eleito lembrou que a entidade continuará defendendo os interesses de mais de 4 milhões de profissionais da educação básica do Brasil.

Novo presidente

Heleno Manoel Gomes de Araújo Filho nasceu em Pernambuco e é formado em Ciências Físicas e Biológicas, com habilitação em Biologia, pela Faculdade Olindense de Formação de Professores (FOFOP) da Fundação de Ensino Superior de Olinda (FUNESO). É professor da Educação Básica da rede pública estadual e da rede municipal do Paulista, na Região Metropolitana do Recife.

Atualmente, é coordenador do Fórum Nacional de Educação (FNE); e diretor de Assuntos Educacionais do Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Pernambuco (Sintepe). Foi secretário de Assuntos Educacionais da CNTE.

Greve geral

O 33º Congresso da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) aprovou neste domingo (15) o indicativo de Greve Geral para o dia 15 de março, por tempo indeterminado. A mobilização da Confederação e entidades filiadas conta como principais reivindicações o fim ao golpe de Estado no Brasil, a não aprovação da reforma previdenciária e pelos investimentos necessários e previstos no Plano Nacional de Educação (PNE). Cada estado também poderá agregar os seus eixos específicos e locais.

Segundo Heleno Araújo, está prevista para o dia 8 de março próximo a realização de assembleias, com atos e passeatas, para deliberar sobre a Greve Geral. Também será formada uma coordenação nacional de greve geral com membros da diretoria executiva da CNTE e um representante de cada sindicato filiado. “No dia 25 de março, iremos avaliar o movimento grevista. Entre o período de 27 e 31 de março, observaremos a movimentação das afiliadas”, adiantou.

Audicéa Rodrigues, com informações da CNTE e páginas do facebook.
Do Recife