Mulheres cearenses vão às ruas por mais direitos

Nem chocolate nem flores: as mulheres cearenses ocuparão as ruas de Fortaleza na próxima quarta-feira (08), data em que se comemora o Dia Internacional da Mulher, para lutar por mais direitos. O ato unificado, que reunirá representantes das diversas frentes dos movimentos sociais, centrais sindicais e partidos políticos, terá concentração a partir das 8h, na Praça da Imprensa (no cruzamento entre as avenidas Antônio Sales e Desembargador Moreira).

Mulheres cearenses vão às ruas por mais direitos

Sob o lema “As mulheres vão parar no 8 de Março”, a manifestação traz como reivindicações a luta contra a Reforma da Previdência; pelo fim do Racismo; pelo fim da violência contra as mulheres; pelo direito ao aborto legal e seguro, além da defesa da igualdade de gênero.

PCdoB atuante

Em reunião realizada nesta segunda-feira (06), o PCdoB-CE definiu integrar esta luta e convocar sua militância a participar das mobilizações do 8 de março. Com a representação lideranças de diversas entidades, dentre elas UBM, CTB, UJS, UNE, UBES, DCE da UFC, Unegro, Seeaconce, Sindicato dos Bancários, além dos mandatos do deputado federal Chico Lopes e da vereadora Eliana Gomes, os comunistas defendem uma ampla mobilização da sociedade pelos direitos das mulheres e contra as reformas do governo Temer que prejudicam ao povo brasileiro.

Mais

As lutas protagonizadas por mulheres no Brasil assumem também a luta contra a Reforma da Previdência que, caso aprovada, penalizará diretamente as mulheres trabalhadoras, do campo e da cidade.

A PEC 287 pretende fixar 25 anos de contribuição mínima e 49 anos de contribuição para acessar o sistema previdenciário com integralidade. Além disso, ela equipara a idade mínima de homens e mulheres para se aposentar, ainda que no mercado de trabalho e na vida as desigualdades persistam.

As mobilizações do 8 de março marcarão o início da jornada de luta em defesa da retomada da democracia e da campanha por Diretas Já, que seguirá com mobilizações organizadas em todo o país no dia 15 de março, quando os movimentos sociais voltarão a ocupar as ruas construindo uma grande paralisação nacional.

Serviço

“As mulheres vão parar no 8 de Março”

Data: quarta-feira (08)
Concentração a partir das 8h, na Praça da Imprensa (no cruzamento entre as avenidas Antônio Sales e Desembargador Moreira)