Empresa cria suplementos para atletas à base de água de coco em pó

Seja na praia, na rua, depois das atividades físicas ou mesmo em casa, a água de coco é uma excelente opção para quem deseja se refrigerar ou apenas saborear esse líquido tão nutritivo. Pensando em aproveitar todos os esses benefícios, a empresa CC Salgueiro, participante do Tecnova-CE na área de Biotecnologia, desenvolveu um repositor hidroeletrolítico e um suplemento energético para atletas utilizando a água de coco em pó (ACP) como matéria-prima principal.

Empresa cria suplementos para atletas à base de água de coco em pó

Em geral, os suplementos e repositores são utilizados por atletas logo após as atividades físicas, como forma de repor os nutrientes, reduzir a fadiga e hidratar o corpo. A empresa promete melhorar o desempenho e recuperação pós-treino de atletas, inserindo no mercado de um produto inovador à base de uma matéria-prima saudável e abundante no Ceará.

“Hoje, menos de 5% dos produtos que estão no mercado têm comprovação científica. Realizamos uma avaliação de desempenho e recuperação pós-treino de atletas através das mais modernas técnicas disponíveis com resultados avaliados por profissionais especializados, além de avaliar qual seria a pressão osmótica mais indicada para a formulação do produto (hipotônica, isotônica ou hipertônica)”, diz a coordenadora do projeto Cristiane Clemente Salgueiro.

A fabricação da água de coco em pó ficou sob a responsabilidade da empresa ACP Biotecnologia, que atua numa unidade piloto na Universidade Estadual do Ceará. A matéria-prima utilizada provém de um fornecedor com certificação IBD, que atesta o cultivo dentro das normas de produção orgânicas e biodinâmicas internacionais.

A pesquisa e desenvolvimento do produto durou 24 meses. Para a realização do projeto, a empresa recebeu R$ 573.220,64 da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior e da Finep, por meio do programa Tecnova-CE. A expectativa da CC Salgueiro é que sua criação contribua para a redução de custos de fabricação e gere muito emprego e renda para a Região Nordeste.

Tecnova-CE

O Programa de Apoio à Inovação Tecnológica nas Microempresas e empresas de Pequeno Porte do Estado do Ceará (Tecnova-CE) foi criado para apoiar a inovação de micro e pequenas empresas cearenses.

Foram disponibilizados recurso de subvenção econômica da ordem de R$ 20 milhões, oriundos da Finep e Governo do Estado. Ao todo já foram financiadas 29 empresas de base tecnológica em setores estratégicos para o Estado: Agronegócio, Eletrometalmecânica e Materiais, Petróleo e Gás, Têxtil e Confecção, Couro e Calçado, Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e Biotecnologia.