Roberto Cláudio implementará projetos de Eliana Gomes

O prefeito Roberto Cláudio, em reunião com a vereadora Eliana Gomes (PCdoB), assumiu o compromisso de colocar em prática três projetos de indicação da parlamentar apresentados nesta legislatura: o fechamento do trânsito de veículos aos domingos e feriados para realização de atividades esportivas; a criação do Programa “Mestres da Cultura Tradicional e Popular de Fortaleza”; e a reserva mínima de 5% de vagas para mulheres na construção civil em editais de licitação para obras públicas.

Eliana Gomes

Os dois primeiros projetos já foram aprovados na Câmara Municipal de Fortaleza e estão prontos para a sanção do mandatário. Roberto Cláudio ressaltou que a prática de esporte e lazer em áreas públicas já é uma prioridade de seu mandato e que pretende ampliar a questão através da regulamentação trazida pela comunista.

Por sua vez, o “Mestres da Cultura”, inspirado na experiência estadual, será coordenado pela Secretaria Municipal de Cultura. O prefeito já autorizou o secretário da pasta, Evaldo Lima, a iniciar os estudos para a implantação do programa, que irá dar ênfase à memória viva dos fortalezenses que são reconhecidamente difusores do patrimônio imaterial, da história e da identidade, e que atuam no repasse de seus saberes e fazeres às novas gerações.

Já a iniciativa que fomenta a participação de mulheres na construção civil também chamou a atenção do gestor e segue, conforme sua indicação, para análise na Procuradoria Geral do Município. Com o aval da célula jurídica da Prefeitura, a proposta também passará a ser adotada.

Outras demandas apresentadas por Eliana Gomes serão ainda estudadas pelo Executivo Municipal. A conversa também garantiu o compromisso de Roberto com a pauta da habitação, setor em que a parlamentar milita historicamente. Conforme o prefeito, a luta por moradia digna continua sendo uma das bandeiras de seu mandato.

Saiba mais sobre os projetos de Eliana Gomes

FECHAMENTO DE VIAS DE FORTALEZA PARA ATIVIDADES DE ESPORTE E LAZER – PROJETO DE INDICAÇÃO Nº 120/2017

Aprovado na Câmara Municipal – Propõe o fechamento do trânsito de veículos em Fortaleza aos domingos e feriados para realização de atividades de esporte e lazer. Conforme justificativa, a ideia é criar uma ação semelhante ao que ocorre na Avenida Paulista, em São Paulo. Lá, por meio do Programa Ruas Abertas, a principal via da cidade é fechada para carros e aberta para pedestres e ciclistas.

De acordo com Eliana Gomes, o fechamento seria mais amplo com interdição da orla de Fortaleza, assim como áreas verdes e vias da periferia.

CRIAÇÃO DO PROGRAMA “MESTRES DA CULTURA DE FORTALEZA” – PROJETO DE INDICAÇÃO Nº71/2017

Aprovado na Câmara Municipal – A proposição segue a receita de programa estadual semelhante, que foi criado em 2013, na gestão da então Secretária de Cultura do Ceará, Cláudia Leitão. “Queremos ampliar a possibilidade de reconhecimento para essa gente que tanto fez e faz por nosso povo da Capital, cultivando em suas vidas os valores da tradição e das várias manifestações populares e artísticas”, destaca a parlamentar.

Pelo projeto, a pessoa reconhecida como mestre terá direito à diplomação solene, ao auxílio financeiro para a manutenção e fomento das atividades culturais, e à preparação técnica para a realização de oficinas e cursos.

RESERVA DE VAGAS PARA MULHERES NA CONSTRUÇÃO CIVIL – PROJETO DE INDICAÇÃO 145/2017

Tramita na Câmara Municipal – O projeto, que tramita na Câmara, pede que seja assegurada a reserva mínima de 5% de vagas para mulheres na construção civil em editais de licitação e contratos diretos para obras públicas de Fortaleza.

De acordo com Eliana Gomes, a implantação da medida poderá propiciar uma ampliação das oportunidades de emprego para as mulheres, em um setor em que a participação feminina é ainda incipiente. A medida irá beneficiar pedreiras, serventes e pintoras que atuem no município.