Com foco na Síria, Trump cancela viagem à América do Sul

Segundo Casa Branca, ida de Trump à Cúpula das Américas no Peru e à Colômbia foi desmarcada “para supervisionar a resposta de seu governo à Síria e monitorar os desdobramentos pelo mundo”.

Donald Trump - Divulgação

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, cancelou nesta terça-feira (10) sua participação na 8ª Cúpula das Américas, que acontece em Lima, no Peru, a partir desta sexta (13).

Segundo a Casa Branca, o republicano também desmarcou sua visita a Colômbia, como inicialmente planejado, "para supervisionar a resposta de seu governo à Síria e monitorar os desdobramentos pelo mundo". Trump será substituído pelo vice-presidente Mike Pence.

Esta seria a primeira viagem do magnata à América Latina, na qual faria reuniões bilaterais para discutir a crise na Venezuela, o combate à corrupção, além da imposição das tarifas de aço e alumínio.

Nesta segunda (9), o republicano prometeu tomar decisões "importantes" em um prazo de 24 a 48 horas em resposta ao suposto ataque químico em Duma, cidade em Ghouta Oriental, que deixou cerca de 100 mortos e foi denunciada pelos White Helmets (Capacetes Brancos), ONG de defesa civil que atua em áreas controladas por rebeldes.

A Síria nega qualquer ataque e a Rússia chamou a denúncia de “fake news" durante reunião no Conselho de Segurança da ONU.