Câmara de Vereadores de Itabuna discute implantação do Cefet

Em sessão especial proposta pelo vereador Wenceslau Júnior (PCdoB) a Câmara de Itabuna discutiu nesta sexta-feira (25/5), no Plenário Raymundo de Oliveira de Lima, as demandas para a instalação do Cefet-Centro Federal de Educação Tecnológica em nossa cida

A reunião promovida pela Câmara teve co-participação da Associação Comercial e Empresarial de Itabuna, do Grupo de Ação Comunitária-GAC e contou com a participação da deputada federal Alice Portugal (PCdoB/BA). Autoridades e representantes de entidades locais e de cidades circunvizinhas, sindicatos, professores e imprensa lotaram as dependências da Câmara.


 


Presidida pelo chefe do Legislativo, Edson Dantas, a sessão teve uma explanação do autor da proposta que fez uma exposição das razões porque defende a instalação do Cefet em Itabuna. Wenceslau Júnior destacou alguns itens que indicam ser Itabuna o local mais adequado para sediar a escola, como a localização geográfica, transporte regular com as cidades do seu entorno, pólo comercial, de prestação de serviços, de saúde e educacional, além de tradicionalmente já absorver uma grande demanda das cidades que compõem a microrregião. “É Itabuna que atende a grande demanda regional”, afirmou.


 


Equívocos


 


A deputada federal Alice Portugal fez um pronunciamento em defesa do Cefet em Itabuna dizendo que a reivindicação é antiga e que foi surpreendida com o anúncio de que a localização havia sido mudada para Ilhéus, o mesmo acontecendo com os secretários Adeum Sauer e Geraldo Simões. “Uma série de equívocos aconteceram”, disse ela, “desde quando o Ministro Haddad foi comunicado de que Itabuna já estaria contemplada com a uma unidade federal – a Emarc – escola da Ceplac que fica no município de Uruçuca e por uma ação do deputado federal Raimundo Veloso, que colheu assinaturas de vários deputados baianos pela proposta em favor de Ilhéus”. Segundo ela muitas vezes os seus colegas assinam propostas desse tipo apenas por gentileza ou para facilitar a tramitação de projetos, sem conhecer a história anterior da proposta do Cefet. “Vejam bem que minha assinatura não está lá”, afirmou. Portugal prometeu marcar uma audiência com o Ministro Haddad e com o Secretário de Ensino Tecnológico, Eliezer Pacheco, se possível ainda para a próxima semana.


 


 


O vereador Luís Sena defendeu a criação de um “Comitê Pró-Cefet”, formado por instituições como a Câmara de Itabuna, GAC, ACI, CDL, Uesc, Direc, Amurc, que faria parte da audiência com o Ministro. Pronunciamentos de Miralva Moitinho (Direc), Silvio Roberto (ACI), Jurandir Nascimento (GAC), Virgilio Alberto (API) e de outros segmentos, demonstraram apoio à luta e uma mobilização permanente na defesa do Cefet para Itabuna.