Anfiteatro em Belém receberá nome de João Amazonas

Anfiteatro João Amazonas de Souza Pedroso, assim será chamado o anfiteatro localizado na Praça da República, no centro de Belém. O projeto de lei, de autoria do vereador Paulo Fontelles (PCdoB), foi aprovado pela Câmara Municipal de Belém, em 22 de fevere

É importante ressaltar que o projeto foi aprovado por unanimidade pelos parlamentares e recebeu parecer favorável da Fundação Cultura de Belém (Fumbel), que considerou uma justa homenagem a um paraense que deixou um legado de luta pela democracia e pela soberania nacional. João Amazonas foi idealizador e construtor do Partido Comunista do Brasil, se transformando, em vida, no maior dirigente comunista brasileiro e num dos artífices da resistência a ditadura militar instaurada no Brasil com o golpe de 64, organizando a gloriosa “Guerrilha do Araguaia”. João Amazonas “Sempre defendeu a unidade do povo e das correntes democráticas populares”, ressaltou o vereador Paulo Fontelles, ao justificar sua proposta de lei.

A unanimidade em torno da aprovação do projeto é uma demonstração do espírito democrático e de maturidade política do parlamento belenense, que passou por cima das diferenças ideológicas e reconheceu a importância desse grande combatente, sempre vivo e presente no coração e na memória do povo brasileiro.

De Belém,
Michel Santos Sodré
Secretário Estadual de Formação da UJS/PA