44% consideram Lula “melhor” ou “muito melhor” que FHC

O governo de Lula, comparado ao do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso(PSDB-SP), leva vantagem: 44% consideram o governo Lula ''melhor'' ou ''muito melhor'' que o de FHC, enquanto 33% acham ''igual'' e 31% ''pior'' ou ''muito pior''. O atual governo,

Foram entrevistadas 1,913 mil pessoas, entre os dias 2 e 9 de março, em 155 municípios brasileiros. A pesquisa do IBPS foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número 2.444/2006. A margem de erro é de 2,2%.

Alckmin cresce mas Lula ainda vence todos no primeiro turno

A pesquisa mostra que o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB) subiu cinco pontos em relação a números divulgados no mês passado, atingindo 21,9% da preferência dos eleitores entrevistados. O prefeito da capital paulista, José Serra, passou de 35% para menos de 30%, indica o estudo encomendado pelo Jornal do Brasil.

No segundo turno, Serra fica tecnicamente empatado com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva com 51,41% para Serra contra 48,59% de Lula. Já quando o nome de Alckmin é citado, o cenário se inverte com Lula vencendo por uma margem de mais de seis pontos: 53,08% contra 46,92% do governador paulista.

Na mesma situação, Lula vence Garotinho com tranqüilidade: 66,88% contra 33,12%. Em todas as situações, o presidente vence no primeiro turno, segundo a pesquisa.

A senadora Heloísa Helena (Psol-AL) é a surpresa da pesquisa, com 8,69%, se forem computados os votos válidos. Serra aparece com 34,94,25% e Garotinho, 10,25%. Neste caso, Lula aparece com 42,31%. Nomes como Germano Rigotto (PMDB-RS), incluídos na pesquisa, aparecem com "votações inexpressivas", diz o JB.

A grande maioria das pessoas ouvidas (77%) demonstrou não simpatizar com nenhum partido em especial. O PT tem a simpatia de 13% e o PSDB, de 3%. Ambos os partidos também são os mais rejeitados: o PT com um índice de 18% e o PSDB com 4%.

O desemprego permanece liderando o ranking como o principal problema do país, como responderam 22% dos entrevistados, secundado pela criminalidade (18%) e e pela pobreza e miséria (11%).

Ao analisarem os desempenhos setoriais do atual governo, 31% dos entrevistados apontaram a saúde como a pior área, seguida pela segurança (26%) e a educação (11%).

Para Geraldo Tadeu Moreira Monteiro, diretor-Presidente do Instituto Brasileiro de Pesquisa Social, a primeira rodada da Pesquisa Nacional IBPS-JB mostra que o país já está voltado para as eleições de outubro, tendo deixado para trás o rescaldo da crise política que paralisou Governo e Congresso no ano passado. "Pode-se dizer que a população brasileira cansou da crise política", avaliou Monteiro.